Facebook Youtube Instagram
20 de Novembro, 2018

Aconteceu: III Encontro Territorial da União de Famílias

“Ser da União é a melhor coisa do mundo!” Não era difícil se deparar com essa frase em algum canto do Santuário de Atibaia/SP nesse final de semana. Além de banners e cartazes, ela também estava estampada em mais de 500 camisetas. Mas, a frase não era apenas um lema – ou slogan. Em cada pessoa presente ela se desenhava concreta: na vivência entre pais, mães e filhos, entre irmãos de sangue e de vida, entre irmãos de comunidade. Esse é o clima no III Encontro Territorial da União Apostólica de Famílias de Schoenstatt: Ser da União é a melhor coisa do mundo!

De 16 a 18 de novembro, mais de 500 pessoas se reuniram em Atibaia para o encontro nacional, que acontece a cada quatro anos. “Para nós, da região São Paulo, foi maravilhoso recebermos esse encontro nacional. Isso especialmente fortaleceu nossa unidade, nossa história, nos fortaleceu para levar o ideal da União adiante, o ideal de ser família nessa sociedade que clama tanto por valores e princípios cristãos e marianos”, diz Gislaine Moura Schiavo, de Caieiras/SP.

 

História

Em 2018, a União de Famílias completa 25 anos de fundação no Brasil. Com o lema “Contigo Pai, construímos a União, fiéis à origem”, o encontro pôs em evidência a história da comunidade no território. Um dos momentos centrais é o “Sofá da União”, no formato de programa de entrevistas. O casal Olindo e Marilene Toaldo, de Santa Maria/RS, foi entrevistado e homenageado. Eles detalharam os principais momentos de sua vida, que culminaram na fundação da União de Famílias no Brasil.

Representantes dos primeiros cursos também recordaram a trajetória da comunidade, explicando como a União se expandiu pelo Brasil. Após 25 anos, atualmente são 177 famílias, distribuídas em 30 Cursos de vida, em cidades que vão desde Santa Maria/RS até Brasília/DF. “O ‘Sofá da União’ foi um momento muito marcante e culminante, recordou toda essa história que fez a comunidade ir crescendo. Olhar para trás é algo muito especial. Estamos muito felizes, a Mãe cuidou de cada dia de encontro, eles foram muito abençoados”, comentam Oscar e Maria Inês Teixeira, de Atibaia.

 

Vinculação

Por ser o Brasil um país de dimensões extensas, nem sempre os casais conseguem se encontrar. Assim, um dos grandes intuitos do Encontro Territorial é unir e vincular a comunidade como Família. Nesse sentido, o sábado foi reservado para uma peregrinação pelos Santuários Filiais da região: Vila Mariana, Jaraguá e Caieiras. Luiz Fernando e a Mara Glaeser, de Santa Maria/RS, comentam: “Nós não temos contato com todos os grupos, então é muito boa essa integração, aqui nós conseguimos ter uma visão geral da nossa Família. Levamos, desse encontro, uma nova visão para a caminhada como União. Nos tornamos ainda mais amigos e vamos nos apoiando um no outro, é muito bom”.

Para os jovens e crianças – desde o berçário – também não faltaram momentos ricos em comunidade. As atividades se dividiam por faixa etária: jogos, vivências, teatros… Ywerson Lourenço Machado, filho de um casal de Curitiba/PR, conhecia apenas outros jovens da região Paraná. A partir do Encontro Territorial, ele comenta: “Eu achei muito legal conhecer mais pessoas e ver a grandiosidade do Movimento. Descobri que existem bem mais filhos [da União de Famílias], de vários lugares, que nem imaginava. Fizemos várias atividades: gincanas, teatro, vivências no Santuário, lual, músicas, foi bem legal”.

 

Jubileu

No sábado à noite as famílias se uniram num jantar festivo, para celebrar os 25 anos da União. Ali os casais renovaram os votos matrimoniais e seu compromisso com a comunidade. Aron e Regina Petrucci são de Londrina/PR, do III Curso, e contam: “Estamos muito felizes porque a União cresce a cada dia e se torna mais profunda. Para quem estava junto, no início, é muita satisfação hoje ver os casais jovens. Marcou muito a homenagem feita aos membros da União que já se foram, eles não são só parte da história, são amigos”.

A Santa Missa de envio, no dia 18 de novembro, foi presidida pelo Pe. Argemiro Ferracioli e teve a presença de vários membros da Família de Schoenstatt. Todos juntos renovaram a Aliança de Amor e se consagraram novamente à MTA. Flavia e Tomás Santos, de Atibaia, são da direção geral da União de Famílias e dizem: “A partir desse encontro nós queremos que a comunidade cresça cada vez mais em vínculos e em santidade. Para nós, é especialmente importante a celebração do centenário de Hoerde, para que a gente possa incorporar o espírito dos congregados na busca pela santidade na vida diária. Porque todo crescimento, em primeiro lugar, tem que ser na santidade, se não for assim, não somos uma comunidade realmente herdeira da missão do nosso Pai”.

No envio, os pensamentos já se voltam para o próximo Encontro Territorial, que será na Região Paraná. Fiéis à origem, os casais desejam agora construir os novos 25 anos da União Apostólica, sendo uma “Família Santa do Pai, Tabor para o mundo”.

 

Clique para saber mais sobre a União de Famílias de Schoenstatt

Clique e veja mais fotos:

III Encontro Territorial da União de Famílias - 16 a 18 de novembro
 
Fotos: Aron Petrucci / Karen Bueno
Por: Karen Bueno