16 de Setembro, 2014

50 anos dos Padres de Schoenstatt

Um ano de celebração.

Karen Bueno - O Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt abre neste mês, o ano jubilar de 50 anos de fundação. O jubileu de Ouro da Comunidade será celebrado no dia 30 de agosto de 2015.

“Esse jubileu está conectado com o Capítulo do Instituto, que também será no próximo ano”, conta o superior dos Padres de Schoenstatt no Brasil, Pe. Vandemir Meister. E como se celebra o ano jubilar da Aliança de Amor: “Em Schoenstatt, no dia 20 de outubro de 2014, iremos renovar a Aliança, com a Comunidade, no Santuário Original. Nossa intenção é reassumir o compromisso com o Movimento. Em cada país onde os Padres estão presentes, eles farão a mesma oração, no mesmo horário, tudo paralelamente”.

O que é o Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt?

O Instituto Secular dos Padres é um ramo do Movimento Apostólico de Schoenstatt, fundado pelo Pe. José Kentenich. Tem como data de fundação o dia 30 de agosto de 1965, quando o Fundador deu uma palestra aos sacerdotes da então chamada ‘Nova Comunidade’.

Segundo Pe. Vandemir, “a missão do Instituto dos Padres é, primeiramente, atender o Movimento de Schoenstatt, como parte central e motriz. Também, como comunidade sacerdotal, estar a serviço da Igreja”.

Cerca de 20 países têm a presença dos sacerdotes schoenstattianos. No Brasil os quatro regionais são assessorados por eles: “Temos a casa central no bairro do Jaraguá em São Paulo/SP. Também temos casa em Londrina/PR, Santa Maria/RS e Olinda/PE”, diz o superior.

O Instituto dos Padres de Schoenstatt foi a última comunidade fundada pelo Pe. José Kentenich. Sua fundação foi bastante incentivada pelo Vaticano, que deu a aprovação canônica antes mesmo de o Fundador pedi-la. “O Movimento de Schoenstatt começou dentro da Comunidade dos Padres Palotinos, já que o Pe. Kentenich pertencia a ela. Porém, com o crescimento da Obra, surge a necessidade de Padres que se dedicassem exclusivamente a Schoenstatt”, explica Pe. Vandemir.

Áreas de atuação

No Brasil, a maioria dos sacerdotes atua primeiramente com a Obra de Schoenstatt. Além do trabalho junto à Obra, eles exercem outras tarefas: uma paróquia é conduzida por um Padre de Schoenstatt; recentemente estão começando a trabalhar em colégios. Na área social, mantém um centro educacional, uma creche e um centro de juventude. Alguns atuam como professores, na área de Teologia.

Formação

Pe. Vandemir Meister diz que “a formação dos Padres de Schoenstatt é uma das mais longas”. São várias etapas que o jovem deve cumprir até ser ordenado. O primeiro passo, diz o superior dos Padres, é o contato com a Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas), para conhecer melhor a espiritualidade da Obra. “A maioria das vocações vem da Juventude, e as que não vêm, a gente faz um acompanhamento, incentivando para que participe por um tempo do Jumas”.

Quem decide ingressar no Instituto, passa primeiro por um período de formação, o Postulado, que no Brasil acontece no Jaraguá. A próxima etapa é o noviciado, no Paraguai, para todos os jovens de língua portuguesa e espanhola. “O noviciado dura dois anos e é um período mais fechado, onde acontece uma introdução bem intensa à espiritualidade de Schoenstatt”.

A próxima etapa é chamada de ‘trabalho laboral’. Num período de seis meses o noviço fica a serviço de alguma obra social – creche, hospital, por exemplo – onde realiza trabalho voluntário, colocando em prática tudo que aprendeu. Depois desse período, o jovem volta ao noviciado e termina a última etapa.

Passado tudo isso, os seminaristas iniciam os estudos de Filosofia e Teologia no Chile, que leva cerca de quatro a cinco anos. O período de estudos é interrompido por um tempo, quando os jovens se dedicam ao trabalho apostólico no seu país de origem, depois vão a Schoenstatt para três meses de formação. Só depois disso retornam aos estudos no Chile. “Isso dá um ciclo de oito anos”, conclui Pe. Vandemir.

Qual a diferença entre os Padres de Schoenstatt e dos Padres Diocesanos de Schoenstatt?

Dentro dos ramos na Obra também existe o Instituto dos Padres Diocesanos de Schoenstatt. “O Padre Diocesano trabalha para uma diocese e responde ao Bispo como superior”, explica Pe. Vandemir Meister, “o Padre de Schoenstatt trabalha com o Movimento, em nível nacional e, às vezes, internacional, e responde ao Superior da Comunidade no país”.

Como entrar em contato

Os jovens interessados em conhecer o Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt podem procurar o responsável pelas vocações no Brasil, Pe. Clodoaldo Kamimura, pelo e-mail: clodoaldokamimura@yahoo.com.br

Fonte: Mãe Peregrina