22 de Março, 2018

"A defesa da terra, a defesa da água, é a defesa da vida", diz Papa

No Dia Mundial da Água, Francisco chama a atenção para esse bem essencial ao futuro da humanidade

Celebra-se nesta quinta-feira, 22 de março, o Dia Mundial da Água. Em mensagem publicada em sua conta no Twitter, o Papa Francisco chamou a atenção para esse bem essencial para o futuro da humanidade. “A defesa da terra, a defesa da água, é a defesa da vida”, escreveu.

Um direito humano essencial

O Papa Francisco tem demonstrado constantemente sua preocupação com os recursos hídricos, defendendo que a água é direito vital para todos os seres humanos. “Questiono-me então se, no meio desta terceira guerra mundial em pedaços, que hoje estamos a viver, não caminhamos porventura rumo à grande guerra mundial pela água”, declarou em 2017, durante seu discurso aos participantes do Seminário sobre o direito à água.

Ele também exprimiu sua apreensão com a falta de acesso dos mais pobres aos recursos hídricos e contaminação da água, segundo os números impressionantes revelados pela Organização das Nações Unidas. “Mil crianças morrem cada dia por causa de doenças ligadas à água; milhões de pessoas bebem água poluída. (...) É urgente que nos tornemos conscientes da necessidade da água e do seu valor essencial para o bem da humanidade”.

Na Encíclica Laudato Si’, publicada em 2015, o Santo Padre recordou que “a água potável e limpa constitui uma questão de primordial importância, porque é indispensável para a vida humana e para sustentar os ecossistemas terrestres e aquáticos”.

A Carta também manifesta a oposição da Igreja à tendência para privatizar este recurso escasso, tornando-se “mercadoria sujeita às leis do mercado”. “O acesso à água potável e segura é um direito humano essencial, fundamental e universal, porque determina a sobrevivência das pessoas e, portanto, é condição para o exercício dos outros direitos humanos”, apontou.

Também em novembro de 2014, durante uma visita à sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, Francisco deixou um alerta: “A água não é grátis, como pensamos tantas vezes. Será o grave problema que poderá levar-nos a uma guerra”.

Fonte: Amex, com Rádio Vaticano