Facebook Youtube
11 de Agosto, 2017

A peregrinação do Terço dos Homens ao Santuário de Atibaia

Testemunhos, orações e vivências na Casa da Mãe

“Eu ia na Igreja, mas não frequentava sempre, aí um colega me chamou para o grupo do Terço dos Homens e minha mulher, que estava viva na época, disse: ‘Vai lá que é bom’. Eu não gostava muito de ir, mas aceitei o convite e já tem mais de cinco anos que estou frequentando”. Essas são palavras do Sr. José Ferreira dos Santos, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Guarulhos/SP, mas bem poderiam ser de vários homens presentes no Santuário de Atibaia/SP nesse domingo, 6 de agosto.

No dia do Tabor, na festa da Transfiguração, a 3ª Romaria do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) ao Santuário reuniu cerca de 1500 representantes da região. “Participando da romaria, a gente sai do Santuário com o coração fresco, limpo, com a certeza de que Nossa Senhora ajuda a gente. A mensagem que eu deixo para todos os homens que ainda não participam do Terço é que venham participar, porque é uma coisa muito boa”, acrescenta o Sr. José, em sua terceira visita à Casa da Mãe.

A romaria desse domingo iniciou com a acolhida, no Cruzeiro, de onde seguiu uma procissão até o Santuário. Em seguida houve um momento de adoração e a bênção do santíssimo, presidida pelo Pe. Ailton Brito Alves, do Instituto dos Padres de Schoenstatt. É também o Pe. Ailton que dá a palestra na sequência, como o tema “Caminhando com Maria”, sobre a presença da Mãe de Deus na vida dos homens do Terço.

Desde o cuidado maternal durante um assalto até o resgate das águas profundas do mar, os exemplos comprovam a presença da Mãe e Rainha na vida dos homens, conforme eles contam em testemunhos apresentados após a palestra. Entre todos é nítida a gratidão e a certeza de que a MTA está sempre ao lado de todos.

Após o almoço, as vozes masculinas se juntam para a reza do Terço, com as Ave-Marias rezadas em forte entonação. No final das dezenas, um grande manto desce pela Tenda, seguindo a imagem da Mãe e Rainha, cobrindo seus filhos com as graças que jorram do Santuário.

“O Terço dos Homens é uma bênção da nossa Mãe querida, Mãe e Rainha. Devemos rezar todos os dias. O chamado que o Senhor nos proporciona é uma coisa maravilhosa que acontece. Temos várias opções na vida, seguir o caminho certo ou o caminho errado, e, na bênção do Senhor Jesus Cristo, escolhemos seguir o caminho certo, isso nos faz sermos homens do Terço”, comenta Marcio Fabio Galvão, da Paróquia Santo Alberto Magno e Nossa Senhora das Graças, de Guarulhos.

Na parte da tarde, o Pe. Vandemir Meister, assessor nacional do THMR, preside a Santa Missa, aplicando a passagem da transfiguração para a realidade dos homens, convidando-os a ser um vivo Tabor para o mundo.

“É muito importante para todos nós e uma alegria significativa participar do Terço. Sempre digo para todos que conheço se reunirem, rezarem o Terço em família e na paróquia, porque é muito importante e agrada a Nossa Senhora”, diz Geraldo Ribeiro Campos, da Paróquia São João Batista, de Guarulhos. Ele conta ainda: “Eu fiquei um tempo afastado da Igreja e sentia Nossa Senhora me pedindo para rezar o Terço; desde 2004 eu rezo todos os dias”. Sobre a peregrinação desse domingo, o Sr. Geraldo comenta: “Eu desejo que no próximo ano, todos os que estão aqui convidem outras pessoas, tragam dois, três ou quatro da sua família, amigos, vizinhos, cada vez mais pessoas. É uma bênção e estou muito feliz”.

Romaria do Terço dos Homens

Por: Karen Bueno / Ir. M. Paula Quessada


comments powered by Disqus