05 de Fevereiro, 2018

Adorar em silêncio, pede Papa

A oração de adoração foi tema da homilia de Francisco na Missa de hoje

A oração de adoração foi o tema central da homilia do Papa Francisco na Missa desta segunda-feira, 5, na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano. A reflexão partiu da Primeira Leitura do dia, que narra o evento em que rei Salomão convoca o povo para subir ao Templo e fazer entrar a arca da aliança do Senhor.

“Um caminho em subida que, portanto, nem sempre é fácil. Uma subida para levar a aliança, durante a qual o povo carregava consigo a própria história, a memória da eleição”, apontou o Papa.

O Santo Padre explicou que ele carregava duas tábuas de pedra, nuas, assim como tinham sido dadas por Deus, não como o povo havia aprendido dos escribas, que a tornaram barroca com tantas prescrições. “A Aliança nua: eu o amo e você me ama. O primeiro mandamento: amar a Deus. Segundo: amar ao próximo. Na arca, de fato, não havia nada senão duas tábuas de pedra”.

“Introduziram a arca no santuário e, assim que os sacerdotes saíram do lugar santo, a nuvem encheu o templo do Senhor. Então, o povo entrou em adoração: dos sacrifícios que faziam no caminho em subida ao silêncio, à humilhação da adoração”, observou o Pontífice.

“Tantas vezes penso que nós não ensinamos o nosso povo a adorar. Sim, os ensinamos a rezar, a cantar, a louvar a Deus, mas a adorar... A oração de adoração, esta que nos prostra sem nos prostrar, a prostração da adoração nos dá nobreza e grandeza. Aproveito hoje, com tantos párocos de recente nomeação, para dizer: ensinem o povo a adorar em silêncio, adorar”.

Francisco exortou todos a aprender o que farão no Céu: a oração de adoração. “Mas, somente, podemos chegar lá com a memória de termos sido eleitos, de ter dentro do coração uma promessa que nos impele a seguir e com a aliança nas mãos e no coração. E sempre em caminho: caminho difícil, caminho em subida, mas em caminho rumo à adoração”, advertiu.

Encerrando sua homilia, o Papa convidou os fiéis a adorar em silêncio e pedir a Deus: ‘escuta e perdoa’. “Nos fará bem hoje tomar um pouco de tempo em oração, com a memória de nosso caminho, a memória das graças recebidas, a memória da eleição, da promessa, da aliança e procurar se elevar rumo à adoração. Em meio à adoração, com muita humildade, dizer somente esta pequena oração: escuta e perdoa”.

Fonte: Amex, com Rádio Vaticano