09 de Novembro, 2017

Edificar, custodiar e purificar a Igreja, pede Papa

Francisco dedicou homilia à Dedicação da Basílica de São João de Latrão, celebrada hoje pela Igreja

O Papa Francisco dedicou a homilia da Missa desta quinta-feira, 09, na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, à Dedicação da Basílica de São João de Latrão, celebrada hoje pela Igreja. Inspirando-se nas leituras do dia, o Santo Padre destacou três palavras: edificar, custodiar e purificar a Igreja.

Edificar

Antes de tudo, edificar a Igreja. O seu fundamento, recordou Francisco, é Jesus Cristo. “Ele é a pedra angular neste edifício. Sem Jesus Cristo, a Igreja não existe. Porque não há fundamento. E se construímos uma igreja, pensemos numa igreja material, sem fundamento, o que acontece? Cai. Cai inteira. Se não há Jesus Cristo vivo na Igreja, ela cai”.

Custodiar

O Pontífice explicou ainda que os cristãos são “pedras vivas” da Igreja. “Somos pedras vivas. Não iguais, cada uma diferente, porque esta é a riqueza da Igreja. Cada um de nós constrói segundo o dom que Deus deu. Não podemos pensar numa Igreja uniforme: isso não é Igreja. Portanto, custodiar a Igreja, consciente do Espírito de Deus que habita em nós”.

“Quantos cristãos hoje sabem quem é Jesus Cristo, sabem quem é o Pai, porque rezam o Pai Nosso? Mas quando você fala do Espírito Santo: ‘Sim, sim... ah, é a pomba, a pomba’ e para ali. Mas o Espírito Santo é a vida da Igreja, é a sua vida, é a minha vida. Nós somos templo do Espírito Santo e devemos custodiar o Espírito Santo, a tal ponto que Paulo aconselha os cristãos a não entristecê-lo, isto é, não ter uma conduta contrária à harmonia que o Espírito Santo faz dentro de nós e na Igreja. Ele é a harmonia, ele faz a harmonia deste edifício”, completou.

Purificar

Por fim, purificar a Igreja, a partir de nós mesmos. “Nós somos todos pecadores, todos. Se alguém de vocês não for, levante a mão, porque seria uma bela curiosidade. Todos somos pecadores. E, por isso, devemos purificar-nos continuamente. Purificar também a comunidade: a comunidade diocesana, a comunidade cristã, a comunidade universal da Igreja, para fazê-la crescer”, concluiu o Papa.

Fonte: Amex, com Rádio Vaticano