Facebook Youtube
14 de Maio, 2018

Esta é a nossa vocação: viver amigos do Senhor, diz Papa

A amizade de Jesus esteve ao centro da homilia de Francisco nesta segunda-feira, 14

A amizade de Jesus esteve ao centro da homilia do Papa Francisco na Santa Missa celebrada nesta segunda-feira, 14, na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano. A reflexão foi inspirada no Evangelho (Jo 15,9-17) e na Primeira Leitura (At 1,15-17.20-26) do dia, em que aparece a palavra “sorte”.

“Nós recebemos este dom como destino: a amizade do Senhor. Esta é a nossa vocação: viver amigos do Senhor. O mesmo receberam os Apóstolos, mais forte ainda, mas o mesmo. Todos nós, cristãos, recebemos este dom: a abertura, o acesso ao coração de Jesus, à amizade de Jesus. Recebemos na sorte o dom da sua amizade. O nosso destino é ser seus amigos. É um dom que o Senhor mantém sempre e Ele é fiel a este dom”, disse o Papa.

Francisco advertiu, porém, que, muitas vezes, os homens não agem como amigos e se afastam com seus pecados, mas Cristo é fiel à amizade. “Como recorda o Evangelho de hoje, Jesus não nos chama mais servos, mas amigos e mantém esta palavra até o fim”.

Nesse sentido, o Santo Padre recordou o episódio da traição de Judas. “A última palavra que dirige a ele, antes da traição, é amigo, não lhe diz ‘vai embora’. Jesus é o nosso amigo. E Judas, como diz aqui, seguiu sua nova sorte, seu destino que ele mesmo escolheu livremente, se afastou de Jesus. E a apostasia é isso: afastar-se de Jesus. Um amigo que se torna inimigo ou um amigo que se torna indiferente ou um amigo que se torna traidor”, explicou.

“O amigo é quem compartilha os próprios segredos com o outro”, observou Francisco. «Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai». “Trata-se, portanto, de uma amizade que recebemos como sorte, isto é, como destino”.

“Pensemos nisto: Ele não renega este dom, não nos renega, nos espera até o fim. E quando nós, pela nossa fraqueza, nos afastamos Dele, Ele espera, Ele espera, Ele continua dizendo: ‘Amigo, eu o espero. Amigo, o que quer? Amigo, por que você me trai com um beijo?’. Ele é fiel na amizade e nós devemos pedir-Lhe esta graça de permanecer no seu amor, permanecer na sua amizade, aquela amizade que nós recebemos como dom na sorte por Ele”, concluiu o Papa.



Fonte: Amex, com Rádio Vaticano


comments powered by Disqus