Facebook Youtube Google Plus

História da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt

A Campanha da Mãe Peregrina teve seu inicio no dia 10 de setembro de 1950, pelo Servo de Deus, o Diácono João Luiz Pozzobon, membro do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

Convidado pela Irmã M. Teresinha Gobbo, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, João Pozzobon assume a tarefa de levar a Imagem Peregrina da Mãe e Rainha de Schoenstatt às famílias e exerce esse apostolado durante 35 anos, até a data de seu falecimento em 27 de junho de 1985. Com ela percorre mais de 140.000 Km. Em todos esses anos, não deixa um dia sequer de praticar esse apostolado.

A partir de 1959, a pedido de Sr. João Luiz Pozzobon, são enviadas do Santuário as pequenas Imagens da Mãe peregrina na forma atual, que visitam mensalmente as famílias.

Como é a imagem da Mãe peregrina?

No Santuário de Schoenstatt, veneramos Nossa Senhora com o título de Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. É esta imagem de graças que anunciamos por meio da Campanha da Mãe Peregrina.  Ela é uma réplica da imagem ‘peregrina original’ com a qual foi iniciada a Campanha. Têm a forma de Santuário para exprimir a ligação essencial ao Santuário de Schoenstatt com todas as graças que ali se recebem. Como autênticos ‘santuários peregrinos’, são abençoadas no Santuário e dali são enviadas.

Com a Bênção do Pe. José Kentenich - Fundador de Schoenstatt

Pe. José Kentenich, Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, esteve no Brasil e em uma de suas visitas pronunciou estas palavras que serviram de inspiração para o inicio da Campanha da Mãe Peregrina.

“Levem a Imagem da Mãe de Deus e dêem um lugar de honra nos lares, assim eles hão de se tornar pequenos Santuários nos quais a Imagem de graças se manifestará, operando milagres de graças, criando uma Santa Terra das Famílias e formando santos membros da família…” (15 de abril de 1948).

Quando o Pe. José Kentenich, abençoou esta iniciativa – assim se expressa:

“Praticamente foi isso que sempre fizemos até agora, por meio do Movimento Apostólico de Schoenstatt: abrir espaços à Mãe de Deus para que Ela opere com as graças do seu Santuário, o abrigo e conforto espirituais, a transformação interior e o ardor apostólico. A Campanha demonstra como são verdadeiras as palavras de São Vicente Pallotti sobre Maria Santíssima: ‘Ela é a grande Missionária; Ela opera milagres de graças’. Trata-se de um autêntico método moderno de Pastoral”.

Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt

• Um apostolado mariano.

A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt é um apostolado mariano, inspirado na atitude de Maria que foi ao encontro de sua prima Isabel. (cf. Lc 1, 39 0 41)

É como se Nossa Senhora quisesse sair do seu Santuário, caminhar pelas estradas do mundo e visitar os seus filhos. Na imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt, ela vai ao encontro de todos, em especial dos mais necessitados e daqueles que estão mais afastados de Deus e da Igreja.

• Uma bênção para as paróquias

A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt se estende a todos os Estados do Brasil, está presente nas paróquias e dioceses, nas escolas e hospitais, nos presídios e bairros. Sua estrutura diocesana permite uma inserção plena à realidade de cada paróquia e diocese.

Portanto, são milhares de coordenadores e missionários a conduzirem essa Campanha, a exercerem esse apostolado, como verdadeiros missionários, numa autêntica campanha de evangelização integrada aos objetivos e projetos de suas dioceses e da CNBB.

• Um apostolado popular

É um apostolado popular, pois procura chegar a todas as pessoas em todas as situações da vida, realizando o mandato do Senhor: “Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16, 3) É popular também porque se adapta a diversas realidades pastorais: famílias, escolas, hospitais, prisões, etc.

• Um apostolado internacional

Esse método de apostolado, com a Mãe Peregrina de Schoenstatt, propagou-se e é assumido por mais de 90 países dos cinco Continentes. É uma Campanha a nível internacional, em comunhão com bispos, párocos e leigos.

Diversas modalidades

A Campanha da Mãe Peregrina atende as seguintes modalidades:

·         Mãe Peregrina das Famílias

·         Mãe Peregrina dos Enfermos

·         Mãe Peregrina dos Deficientes Visuais

·         Mãe Peregrina Infanto-Juvenil

·         Mãe Peregrina das Escolas

·         Mãe Peregrina da Catequese

·         Mãe Peregrina dos Presídios

·         Mãe Peregrina do comércio

·         Mãe Peregrina da Juventude

Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.

Os Secretariados da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, no Brasil, exercem a função de coordenação geral e auxílio, num trabalho em conjunto com as diversas dioceses.

Para maiores informações, entre em contato com o secretariado da Campanha da Mãe Peregrina

Mãe Peregrina