Facebook Youtube
09 de Janeiro, 2018

Irmãs de Maria: Trabalho, estudo, planejamento…

Encontro das assessoras do Movimento

Com “a mão no pulso do tempo”, as Irmãs de Maria de Schoenstatt da chamada “Assistência Dinâmica” realizam seu encontro anual nessa primeira quinzena de janeiro. A jornada é um período de formação e planejamento para, em conjunto, traçar linhas e propostas para as atividades com o Movimento Apostólico de Schoenstatt durante o ano. Os encontros da Assistência acontecem simultaneamente nas duas Províncias do Instituto no Brasil: em Santa Maria/RS (Província Tabor) e em Atibaia/SP (Província Schoenstatt-Tabor).

A Assistência Dinâmica é o círculo de Irmãs de Maria que são liberadas por sua Província para atuarem em tempo integral nas tarefas do Movimento Apostólico, como assessoras de famílias, jovens e senhoras, também na coordenação da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e em demais tarefas necessárias.

Em 2018, o olhar das assessoras se dirige ao Ano Pe. Kentenich como uma oportunidade especial de levar a pessoa e a missão do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, como mensagem ao mundo. Outra “porta aberta” para este período é o Ano do Laicato e a missão de estimular o protagonismo dos leigos na Igreja e na sociedade.

Em Santa Maria/RS

Em Santa Maria estão reunidas, desde 29 de dezembro, 24 Irmãs dinâmicas que atuam nos regionais sul e nordeste. Além do Ano do Pai e do Laicato, os 70 anos do Santuário Tabor e da Carta de Santa Maria estimulam seu trabalho em 2018. Ir. M. Sára Vincensi, responsável pelo círculo das Irmãs Dinâmicas da Província Tabor completa: “O Santuário Tabor foi o primeiro Trono de Graças da Mãe e Rainha em terras brasileiras. Sua mensagem é uma preciosa herança de nosso Pai e Fundador para a Família de Schoenstatt de todo o Brasil. Uma parte desta herança é justamente a Carta de Santa Maria, que o próprio Pe. Kentenich nomeou como o Documento de Fundação da Obra de Famílias de Schoenstatt. Com certeza, ambos projetam uma luz especial na vivência do Ano do Pai no Tabor”.

Em Atibaia/SP

Na Província Schoenstatt-Tabor, 36 Irmãs de Maria, assessoras nos regionais Sudeste e Paraná, também estão reunidas desde o dia 29 de dezembro. No total são 43 Irmãs na Assistência Dinâmica nessa Província. Ir. M. Diná Souza conta que o lema do ano do Movimento – Unidos ao Pai e Profeta, por uma nova terra mariana – direciona as linhas de trabalho. “A Assistência Dinâmica da Província Schoenstatt-Tabor se reúne para avaliar 2017 e também termos um período de formação e estudo sobre o carisma do nosso Pai para, nesse contexto, se preparar para o ano que começou”. O encontro segue até o dia 15 de janeiro.



Fonte: Movimento Apostólico de Schoenstatt


comments powered by Disqus