04 de Setembro, 2017

"Não ter medo da cruz de Cristo, verdadeiro amor é sacrifício", diz Papa

No Angelus deste domingo, Francisco recordou que a cruz faz parte da vida do cristão

O Papa Francisco rezou a oração do Angelus neste domingo, 03, na Praça São Pedro, com a presença de milhares de fiéis e peregrinos vindos de várias partes do mundo. Na alocução que precedeu a oração mariana, o Santo Padre disse que o Evangelho do dia (Mt 16,21-27) era a continuação de domingo passado, que ressaltava a profissão de fé de Pedro, rocha sobre a qual Jesus quer construir a sua Igreja. “Hoje, em contraste estridente, Mateus nos mostra a reação do próprio Pedro quando Jesus revela aos discípulos que em Jerusalém deverá sofrer, ser morto e ressurgir”, disse.

Francisco explicou que “Pedro leva o Mestre para um lado e o repreende, porque isso, lhe diz, não pode acontecer a Ele, a Cristo. Mas Jesus, por sua vez, repreende Pedro com palavras duras: ‘Fique longe de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, porque não pensa as coisas de Deus, mas as coisas dos homens’. Pouco antes, o apóstolo era abençoado pelo Pai, porque tinha recebido Dele esta revelação, era uma pedra sólida para que Jesus pudesse construir a sua comunidade. E logo depois se torna um obstáculo, uma pedra não para construir, uma pedra de tropeço no caminho do Messias. Jesus sabe muito bem que Pedro e os outros ainda têm muita estrada para percorrer para se tornarem seus apóstolos”.

Jesus se dirige a todos aqueles que o seguiam, apresentando-lhes claramente o caminho a ser percorrido: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, e me siga”. “Sempre, e também hoje, a tentação é a de querer seguir um Cristo sem cruz. Aliás, de ensinar a Deus a estrada certa, como Pedro: ‘Não, não Senhor, isso nunca acontecerá’. Mas Jesus nos recorda que a sua estrada é a estrada do amor, e não há verdadeiro amor sem o sacrifício de si. Somos chamados a não nos deixar absorver pela visão deste mundo, mas a ser cada vez mais conscientes da necessidade e da fadiga para nós cristãos de caminhar contracorrente e em subida”, exortou o Papa.

Jesus completa a sua proposta com palavras que expressam uma grande sabedoria sempre válida, porque desafiam a mente e os comportamentos egocêntricos: “Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la”.

“Neste paradoxo está contida a regra de ouro que Deus inscreveu na natureza humana criada em Cristo: a regra de que só o amor dá sentido e felicidade à vida. Gastar os próprios talentos, as próprias energias e o próprio tempo somente para salvar, proteger e realizar-se, conduz na verdade a se perder, ou seja, a uma existência triste e estéril. Se, ao invés, vivemos para o Senhor e estabelecemos a nossa vida no amor, como Jesus fez, poderemos saborear a verdadeira alegria, e a nossa vida não será estéril, será fecunda”.

O Pontífice ressaltou ainda que na celebração da Eucaristia revivemos o mistério da cruz. “Não somente recordamos, mas fazemos o memorial do Sacrifício redentor, no qual o Filho de Deus perde completamente Si mesmo para ser recebido novamente pelo Pai e assim nos reencontrar, pois estávamos perdidos, juntamente com todas as criaturas. Toda vez que participamos da Santa Missa, o amor de Cristo crucificado e ressuscitado se comunica a nós como alimento e bebida, para que possamos segui-Lo no caminho de todos os dias, no serviço concreto aos irmãos”.

Por fim, o Papa pediu a intercessão da Virgem Maria para que os cristãos não tenham medo da cruz. “Maria Santíssima, que seguiu Jesus até o Calvário, também nos acompanhe e nos ajude a não ter medo da cruz com Jesus crucificado, não uma cruz sem Jesus, a cruz com Jesus, ou seja, a cruz de sofrer por amor a Deus e aos irmãos, pois esse sofrimento, pela graça de Cristo, é fruto de ressurreição”.

Fonte: Amex, com Rádio Vaticano