20 de Junho, 2018

Os mandamentos são o caminho para a liberdade, diz Papa

Em catequese acerca dos Mandamentos, Francisco falou sobre a diferença entre uma ordem e as palavras de Deus

Na Audiência Geral desta quarta-feira, 20, na Praça São Pedro e Sala Paulo VI, o Papa Francisco deu continuidade ao ciclo de catequeses acerca dos Mandamentos, refletindo sobre a diferença entre uma ordem e as palavras de Deus.

Recordando o versículo «Deus pronunciou todas estas palavras», do Livro de Êxodo, Francisco observou que não é dito “estes mandamentos”, mas “estas palavras”. Nesse sentido, explicou a oposição entre uma ordem e uma palavra: “A ordem é uma comunicação que não requer o diálogo. A palavra, pelo contrário, é o meio essencial da relação como diálogo. Deus Pai cria por meio da sua palavra, e o seu Filho é a Palavra feita carne. O amor nutre-se de palavras e, assim, a educação ou a colaboração. (...) E os mandamentos são palavras de Deus. Deus se comunica com estas dez Palavras e espera nossa resposta. Uma coisa é receber uma ordem, outra bem diferente é perceber que alguém fala conosco. Os mandamentos são um diálogo”.

O Papa referiu-se então ao número 142 da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, justamente onde fala que “um diálogo é muito mais do que a comunicação de uma verdade. Realiza-se pelo prazer de falar e pelo bem concreto que se comunica entre eles que se querem bem por meio das palavras”.

Segundo ele, é este o ponto usado pelo diabo para enganar o homem e a mulher, convencendo-os de que Deus os proibiu de comer o fruto da árvore do bem e do mal, e mantê-los subjugados. “A primeira norma que Deus deu ao homem é a imposição de um déspota que proíbe e obriga ou é o cuidado de um Pai? É uma palavra ou uma ordem? Deus me impõe as coisas ou cuida de mim? (...) Deus é patrão ou Pai? Somos súditos ou filhos?”, questionou.

Em seguida, exortou: “Mesmo nas situações mais difíceis, pensem que vocês têm um Pai que nos ama a todos. (...) Mil vezes devemos escolher entre uma mentalidade de escravos e uma mentalidade de filhos. O mandamento é do patrão, a palavra é do Pai”.

“Os mandamentos são o caminho para a liberdade, pois são as palavras do Pai que nos tornam livres neste caminho. O mundo não tem necessidade de legalismos, mas de cuidado. Tem necessidade de cristãos com o coração de filhos”, concluiu o Papa.

Fonte: Amex, com Rádio Vaticano