02 de Agosto, 2018

Papa altera Catecismo e declara 'inadmissível' a pena de morte

Nova redação foi publicada nesta quinta-feira, 02

O Papa Francisco adotou uma medida histórica ao modificar formalmente a doutrina da Igreja Católica. Em audiência com o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal Luís Ladaria, o Pontífice aprovou a nova redação do Catecismo da Igreja Católica n. 2267, declarando “inadmissível” a pena de morte.

O novo texto foi publicado nesta quinta-feira, 02, pela Santa Sé:

Nova redação do n. 2267 do Catecismo da Igreja Católica sobre a pena de morte - Rescriptum “ex Audentia SS.mi”, 02.08.2018

Pena de morte

2267. Durante muito tempo, considerou-se o recurso à pena de morte por parte da autoridade legítima, depois de um processo regular, como uma resposta adequada à gravidade de alguns delitos e um meio aceitável, ainda que extremo, para a tutela do bem comum.

Hoje vai-se tornando cada vez mais viva a consciência de que a dignidade da pessoa não se perde, mesmo depois de ter cometido crimes gravíssimos. Além disso, difundiu-se uma nova compreensão do sentido das sanções penais por parte do Estado. Por fim, foram desenvolvidos sistemas de detenção mais eficazes, que garantem a indispensável defesa dos cidadãos sem, ao mesmo tempo, tirar definitivamente ao réu a possibilidade de se redimir.

Por isso a Igreja ensina, à luz do Evangelho, que «a pena de morte é inadmissível, porque atenta contra a inviolabilidade e dignidade da pessoa»[1], e empenha-se com determinação a favor da sua abolição em todo o mundo.

Carta aos Bispos

Em razão da mudança, o cardeal Luís Ladaria publicou ainda uma Carta aos Bispos sobre a nova redação do n. 2267 do Catecismo da Igreja Católica sobre a pena de morte.

Como preveem as normas, o texto oficial entrará em vigor após a publicação pelo diário oficial L’Osservatore Romano e na Ata Apostólica Sedis.

Fonte: Amex, com Sala de Imprensa da Santa Sé