Facebook Youtube
08 de Novembro, 2017

Papa: missa não é espetáculo, é encontro com Cristo

Na Audiência Geral de hoje, Francisco iniciou ciclo de catequeses sobre a Santa Missa

Na Audiência Geral desta quarta-feira, 08, o Papa Francisco iniciou um novo ciclo de catequeses, dedicado à Santa Missa. O Santo Padre frisou que é fundamental que os cristãos compreendam o valor e o significado da Missa para viver plenamente a relação com Deus.

“Não podemos esquecer o grande número de cristãos que, no mundo inteiro, em 2000 anos de história, resistiram até a morte para defender a Eucaristia. E quantos, ainda hoje, arriscam a vida para participar da missa dominical”.

Francisco citou o Concílio Vaticano II, que promoveu uma adequada renovação da Liturgia para conduzir os cristãos a compreender a grandeza da fé e a beleza do encontro com Cristo. Um tema central que os padres conciliares destacaram foi a formação litúrgica dos fiéis, indispensável para uma verdadeira renovação. “E esta é justamente a finalidade do clico de catequeses que hoje iniciamos: crescer no conhecimento do grande dom que Deus nos doou na Eucaristia”.

A Eucaristia, explicou o Pontífice, é um acontecimento maravilhoso no qual Jesus Cristo se faz presente. “O Senhor está ali conosco, presente. Mas, muitas vezes, nós vamos lá, conversamos enquanto o sacerdote celebra a Eucaristia, mas não celebramos com ele. Mas é o Senhor. Se hoje viesse aqui o presidente da República, ou uma pessoa muito importante, certamente todos ficaríamos perto dele para saudá-lo. Quando vamos à missa, ali está o Senhor. Mas estamos distraídos. ‘Mas, padre, as missas são chatas’. A missa não, os sacerdotes. Então eles devem se converter”.

O Santo Padre manifestou o desejo de dedicar as próximas catequeses para responder a perguntas importantes sobre a Eucaristia e a Missa, para redescobrir como a fé resplende o amor de Deus através deste mistério. Dentre as questões, ele citou o porquê de o sacerdote dizer “corações ao alto”.

“Ele não diz celulares ao alto para tirar foto. Não! Fico triste quando celebro e vejo muitos fiéis com os celulares ao alto. Não só os fiéis, mas também sacerdotes e até bispos. A missa não é espetáculo, é ir ao encontro da paixão e ressurreição do Senhor”.

“Através dessas catequeses, gostaria de redescobrir com vocês a beleza que se esconde na celebração eucarística e que, quando desvelada, dá pleno sentido à vida de cada um de nós. Que Nossa Senhora nos acompanhe nesta nova etapa do percurso”, concluiu o Papa.



Fonte: Amex, com Rádio Vaticano


comments powered by Disqus