Facebook Youtube Instagram
15 de Maio, 2018

Papa: sejam bispos para o rebanho, não para subir numa carreira eclesiástica

Santo Padre dedicou homilia à missão dos bispos

Inspirando-se nas atitudes do Apóstolo Paulo, narradas na Primeira Leitura do dia (At 20,17-27), o Papa Francisco dedicou a homilia da Santa Missa celebrada nesta terça-feira, 15, na Capela da Casa Santa Marta, à missão dos bispos.

A Leitura dos Atos dos Apóstolos, considerada por Francisco “uma passagem forte, que chega ao coração”, narra o episódio em que Paulo convoca os anciãos da Igreja para se despedir e anunciar que irá para Jerusalém. “Paulo parece um pouco orgulhoso, mas, ao invés, é objetivo. Vangloria-se somente de duas coisas: dos próprios pecados e da cruz de Jesus Cristo que o salvou”, disse o Papa.

O Santo Padre afirmou que esta é a experiência do bispo. “Esta é experiência do bispo! O bispo que sabe discernir o Espírito, que sabe discernir quando é o Espírito de Deus que fala e que sabe defender-se quando fala o espírito do mundo”.

Ele observou ainda que Paulo sabe que está indo ao encontro de tribulações, “rumo à cruz”: “O Apóstolo se oferece ao Senhor, obediente, advertido pelo Espírito. O bispo que vai avante sempre, mas segundo o Espírito Santo: este é Paulo”.

Por fim, Francisco apontou que o Apóstolo não deixa um testamento “mundano”. “O seu grande amor é Jesus Cristo. O segundo amor, o rebanho. «Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho». Cuidem do rebanho, sejam bispos para o rebanho, para proteger o rebanho, não para subir numa carreira eclesiástica”, advertiu.

Para ele, o testamento de Paulo é um testemunho, um anúncio e um desafio. “Quão distante é este testamento dos testamentos mundanos? (...) Paulo não tinha nada, somente a graça de Deus”.

“Que o Senhor dê a graça a todos nós de poder nos despedir assim, com este espírito, com esta força, com este amor a Jesus Cristo, com esta confiança no Espírito Santo”, concluiu o Papa.



Fonte: Amex, com Rádio Vaticano


comments powered by Disqus