17 de Setembro, 2018

Para seguir Cristo é preciso renunciar ao orgulho egoísta, afirma Papa Francisco

Francisco inspirou-se no evangelho de São Marcos para catequizar os fiéis no Angelus deste domingo,16

No Angelus deste domingo,16, realizado na Praça São Pedro, o Papa Francisco inspirou-se no evangelho de São Marcos, onde Jesus pergunta aos seus discípulos sua identidade.

Fé míope

O Pontífice inicia explicando a Palavra do evangelho. “Antes de interpelar diretamente os Doze, Jesus quer ouvir deles o que as pessoas pensam sobre ele. Por isso pergunta: “Quem dizem os homens que eu sou?”. Mostra que Jesus era considerado pelo povo um grande profeta. Mas, na realidade, ele não se interessa pela falação das pessoas. Ele não aceita nem mesmo que os seus discípulos respondam às suas perguntas com fórmulas pré-concebidas, “porque uma fé que se reduz a fórmulas é uma fé míope”, explicou o Papa

Quem sou eu para você?

Segundo Francisco “o Senhor quer que os seus discípulos de ontem e de hoje instaurem com ele uma relação pessoal.

Ele também mostrou a população presente que “hoje, Jesus dirige esta pergunta tão direta e confidencial a cada um de nós que somos chamados a responder no próprio coração, deixando-se iluminar pela luz que o Pai nos dá para conhecer o seu Filho Jesus”, afirmou.

Prosseguiu dizendo que Jesus adverte que a sua missão se realiza não na estrada ampla do sucesso, mas no caminho árduo do Servo sofredor. Por isso, pode acontecer de protestar e nos rebelar, pois isso contrasta com as nossas expectativas mundanas.

A profissão de fé em Jesus Cristo não pode parar nas palavras, mas pede que seja autenticada por escolhas e gestos concretos.

“Jesus nos diz que para segui-Lo, para ser seus discípulos, é preciso renunciar a si mesmo, isto é, às pretensões do próprio orgulho egoístico e tomar a própria cruz”, acrescentou.

O amor muda tudo

Com frequência, na vida, por tantos motivos, erramos o caminho buscando a felicidade nas coisas ou nas pessoas que tratamos como coisas. Mas a felicidade encontramos somente quando o amor, aquele verdadeiro, nos encontra, nos surpreende, nos transforma.

O Papa finalizou sua reflexão falando do amor. “O amor muda tudo e pode mudar inclusive a nós. Que a Virgem Maria, que viveu a sua fé seguindo fielmente o seu Filho Jesus, ajude também nós a caminhar na sua estrada, vivendo generosamente a nossa vida por Ele e pelos irmãos”, concluiu Francisco.

Fonte: Amex, com Vatican News