06 de Setembro, 2017

Santuário recebe romeiros da cavalgada

Peregrinos chegam de cavalo e charrete

Neste último domingo aconteceu a primeira cavalgada ao Santuário de Schoenstatt, aproximadamente 40 pessoas participaram desta peregrinação que teve início às 9h, em frente à Paróquia Cristo Rei, Atibaia.

O momento da partida exigiu confiança dos participantes, pois contavam somente com quatro romeiros e três cavalos. Durante o percurso até o Santuário, que durou cerca de uma hora, muitos cavaleiros foram se agregando à romaria, no final já havia mais de quarenta pessoas e trinta cavalos.

Maria indica o caminho

O andor da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt em cima de uma caminhonete, foi à frente da cavalgada, abrindo o caminho aos peregrinos. As duas primeiras charretes levaram a bandeira do Movimento Apostólico de Schoenstatt e a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Cavalos e cavaleiros foram recebidos pelas Irmãs e por cerca de 200 romeiros que neste dia peregrinaram ao Santuário.

Momento cultural e folclórico

O Santuário também recebeu, neste dia, a Congada Rosa que abrilhantou o dia com entusiasmo e muita alegria. A apresentação cultural aconteceu na praça do Santuário.

Sebastiana Souza Felix gostou muito desse momento e afirmou que sempre tem novas surpresas quando peregrina ao Santuário, desta vez pôde conhecer a congada, que há mais de 200 anos mantém a tradição na cidade de Atibaia.

O caminho realizado pela cavalgada e a atitude de todos os peregrinos que renunciaram o conforto de sua casa e se colocaram a caminho do Santuário, concretiza as palavras de Jesus no Evangelho: “Quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la”.[1]

“Não vos conformeis com o mundo, não quereis viver como os pagãos. Um cristão, seguidor de Jesus, precisa ter uma vida diferente, porque nós conhecemos o caminho, recebemos uma luz, por isso não podemos viver e agir como se estivéssemos nas trevas. Nós sabemos para onde ir, sabemos o que Deus quer de nós”, diz Pe. Domênico Cristofano, na homilia da Santa Missa.

Fortalecidos na bênção divina

Ao final da Santa Missa, a congada e os cavaleiros receberam uma bênção especial e o convite para voltar novamente ao Santuário, para que a cavalgada se torne sempre mais conhecida e, quem sabe até, uma tradição entre tantos peregrinos que visitam o Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

“Um dia maravilhoso. Deus prepara surpresas com a Mãe de Deus. Para o próximo ano espero que mais pessoas saibam da cavalgada e possam também participar”, disse Luzia Aparecida Peres de Moraes que, ao saber da cavalgada ao Santuário da Mãe e Rainha, prontamente aceitou o convite de seu esposo.

[1] Mt 16, 25

Veja mais fotos