15 de Fevereiro, 2018

"Servir é reinar!" - Pe. José Kentenich

Em pleno domingo de Carnaval, os jovens do ministério de música Herdeiros do céu, Atibaia-SP, diocese de Bragança Paulista, se encontram no Santuário da Mãe e Rainha para colocar seus dons a serviço da igreja.

Poderíamos nos perguntar o porquê desta escolha, em meio ao feriado prolongado de Carnaval, onde há tantas possibilidades de diversão e lazer... mas em meio a tantos estímulos, o jovem João Batista Gomes dos Santos, responde ao mundo de hoje que o sentido de estar aqui, no Santuário, animando a liturgia, é o serviço.  Incentivado pelo Papa Francisco, procura viver segundo a frase: “Aquele que não vive para servir, não serve para viver”. (Audiência jubilar, 30.06.2016)

De fato, a verdadeira alegria e felicidade se encontram no serviço, na doação. Quando temos a oportunidade de colocar à disposição nossos dons e capacidades, desprendendo-nos de nós mesmos, sem esperar nada em troca, nossa vida se torna bem diferente daquilo que hoje o carnaval tem apelado: viver uma alegria e felicidade efêmera, tão instável e passageira, que no dia seguinte já se pode sentir o vazio e a falta de sentido da vida.

Silmara Azevedo constata o mesmo, testemunhando o quanto “é importante estar na igreja nesta época do carnaval, porque lá fora existe uma diversão falsa. A verdadeira felicidade está no serviço a Deus.” E aqueles que servem a Deus são os verdadeiros transmissores da alegria que o mundo precisa.

O ano do Laicato proclamado pelo papa Francisco é ocasião propícia para realizar esta missão tão urgente que clama por leigos que, na alegria do serviço, se doam por amor à família, à sociedade e aos que mais necessitam, mostrando o rosto de Cristo vivo no mundo. Como atesta Lucas Tadeu da Silva, o responsável pelo ministério de música, no ano do Laicato, o servir é tudo! E servir com amor, sem esperar nada em troca! A missão sempre precisa continuar e no Santuário temos um estímulo maior. Ficamos dominados por este ambiente, que traz alegria, tranqüilidade, saímos daqui renovados.

É importante que as pessoas reconheçam isso: o amor verdadeiro nós encontramos na Eucaristia, nos cuidados de Deus e da nossa Mãe que nos auxiliam a enfrentar todos os desafios. Em Atibaia temos a graça e honra de termos o Santuário da Mãe Rainha e outros santuários, e a própria cidade se caracteriza como mariana.

Os jovens do Ministério de Música Herdeiros do Céu, que há 10 anos ajudam o Santuário, sem dúvida revelam e dão prova da alegria de poder fazer parte da família, e de compartilhar o dom que Deus lhes deu, servindo a Santa Igreja através desses momentos.

Por: Equipe Romaria Atibaia