Facebook Youtube
21 de Fevereiro, 2018

Sim, Mãe, serei tua luz no mundo!

Fiéis de Aracruz (ES) estiveram no Santuário de Atibaia no último fim de semana, dias 17 e 18 de fevereiro

Sim, Mãe, serei tua luz no mundo! Foi com este estímulo que os peregrinos de Aracruz- ES, saíram do Santuário de Atibaia neste final de semana. Depois de terem participado de uma palestra sobre o ano do Laicato, com Pe. Alem, participado da Santa Missa com Pe. Reni, rezado a via-sacra, o sábado culminou com uma vivência sobre como ser luz no mundo, em tempos de trevas.

Com palavras motivadoras do Papa Francisco para esta quaresma, não teve quem não se sentisse responsável em ser uma “vela” a iluminar àqueles que estão ao nosso redor, muitas vezes precisando de nós. Os peregrinos foram convidados a ouvir a voz do nosso Pastor, que pede a cada um de nós, que nessa quaresma, façamos o exercício de PARAR, OLHAR E REGRESSAR. Como ele mesmo disse em sua homilia da Quarta-feira de Cinzas.

“Para um pouco, deixa esta agitação e este correr sem sentido que enche a alma de amargura sentindo que nunca se chega a parte alguma. (...) Para um pouco com essa necessidade de aparecer e ser visto por todos.... Para um pouco com o olhar altivo... Para um pouco com essa ânsia de querer controlar tudo...”.

“Olha os sinais que impedem de se apagar a caridade... Olha o rosto das nossas famílias que continuam a apostar dia após dia... para fazer da sua casa uma escola de amor.... Olha os rostos interpeladores das nossas crianças e jovens carregados de futuro e de esperança... Olha os rostos dos nossos idosos, enrugados pelo passar do tempo... Olha os rostos dos nossos doentes... Olha e contempla o rosto concreto de Cristo crucificado...”.

“Regressa à casa de teu Pai. Regressa sem medo aos braços ansiosos e estendidos de teu Pai, rico em misericórdia (cf. Ef 2, 4), que te espera!... Regressa sem medo para experimentar a ternura sanadora e reconciliadora de Deus....”.

Em seguida, em procissão ao Santuário, os peregrinos foram em clima de meditação e reflexão, com velas nas mãos, simbolizando esta luz no mundo. E foi diante da Mãe Rainha, no Santuário, que proclamaram juntos esse desejo e compromisso de realmente ser uma luz no mundo! Uma decisão que não é fácil, até mesmo porque não depende somente de dizer SIM, mas principalmente de agir com nova atitude, com mudança de vida.

Leila Cristina, da Paróquia São João Batista, Aracruz – ES, que vem pela segunda vez ao Santuário e neste ano, na data de seu aniversário, testemunha que vivenciou uma espiritualidade muito grande, que a impulsionou: “Eu quero ser uma luz, ajudar neste mundo que está tão escuro. Ser luz para nossa cidade, nossa casa, nosso ambiente de trabalho e, por onde eu passar, para que as pessoas possam enxergar o bem”.       

O seminarista Lyon Ribeiro  que, veio com a Romaria pela primeira vez no Santuário, manifestou sua alegria por logo ao chegar poder sentir a espiritualidade mariana. “Um dos presentes de nossa Senhora que recebi é poder ser realmente acolhido, com todo carinho todo o amor. É uma alegria muito grande conhecer este lugar, esta terra santa, onde a Mãe nos acolhe. É muito emocionante viver essa experiência mariana com a Mãe Rainha porque ela é nossa Rainha não com autoridade, mas Rainha porque é Mãe do nosso Rei. Então a gente reconhece Nossa Senhora como Rainha devido a seu filho Jesus e aqui é muito bom fazer essa experiência porque ela nos leva a esse Cristo a todo momento. Fiquei muito feliz de poder vir pela primeira vez e conhecer esse Santuário tão bonito e maravilhoso”.

Romaria de Aracruz/ES



comments powered by Disqus