Facebook Youtube Instagram
27 de Julho, 2018

Vaticano celebra 6 anos do Pontificado de Francisco com medalha especial

Medalha foi lançada nesta quinta-feira, 26

Para celebrar o 6º ano de Pontificado do Papa Francisco, que se completará em 13 de março de 2019, o Vaticano lançou, nesta quarta-feira, 26 de julho, a “medalha do VI Ano do Pontificado de Sua Santidade Francisco”.

Medalha especial

No anverso superior da medalha, raios de luz concêntricos saem de uma pomba, iluminando o brasão papal, remetendo aos dons que o Espírito Santo oferece à Igreja. A parte inferior apresenta o nome da autora, Chiara Principe.

Já no reverso da medalha, o triunfo da paz é simbolizado pelo ramo de oliveira e a mãe que abraça o filho. A guerra é representada pelo arame farpado, símbolo de coerção e violência.

Entre os cenários opostos, paz e guerra, encontra-se a flor de papoula, símbolo dos caídos na guerra. A frase “Nada se perde com a paz. Tudo pode ser perdido com a guerra”, escrita na borda do reverso da medalha, é tirada da radiomensagem de Pio XII de 24 de agosto de 1939. Deste modo, transmite-se a ideia de que, um século após o fim da Primeira Guerra Mundial, a escolha entre a paz e a guerra ainda é dramaticamente atual.

Finalmente, na borda, estão as palavras “E Civitate Vaticana” e o número da medalha. Cada exemplar é acompanhado de certificado de garantia, com carimbo da Secretaria de Estado e do Instituto Poligráfico e Casa da Moeda do Estado Italiano.

A medalha já está disponível na Administração do Patrimônio da Sé Apostólica do Estado da Cidade do Vaticano e na Livraria Editora Vaticana.



Fonte: Amex, com Vatican News


comments powered by Disqus