01 de Dezembro, 2020

Materttone: Um panetone de Família

Eles estão chegando aos Santuários de Schoenstatt do Brasil

Cada família tem o seus costumes próprios quando se aproxima o Natal: uns sorteiam o “Amigo Secreto”; outros preparam comidas típicas (“com” versus “sem” uva passa); tem os que viajam para ficar junto dos familiares… Enfim, cada um desses costumes surge de acordo com as vivências e experiências que acontecem de Natal em Natal.

A Família de Schoenstatt do Brasil, ao longo dos últimos sete anos, foi desenvolvendo também uma tradição: o Materttone, o “panetone da Mãe e Rainha”. Desde 2013 ele está na mesa dos schoenstattianos, na tentativa de unir o sabor do Natal com a vivência da Aliança de Amor.

Pe. Vandemir J. Meister, diretor da Central Nacional de Assessores do Movimento de Schoenstatt, comenta: “A produção e comercialização do Materttone foi uma maneira criativa para a manutenção da Central Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Cada organismo tem que prover sua sustentação e esta foi uma forma encontrada. Esta fonte de entrada tem criado a possibilidades de melhor mobilidade comunicacional com toda a Família e divulgação da Espiritualidade de Schoenstatt através site schoenstatt.org.br, traduções e produção de livros, subsidiar algumas atividades dos assessores, etc.”

O Materttone foi criado em 2013, como produto oficial do centenário da Aliança , e “caiu no gosto” do Movimento. De lá para cá a produção aumentou e ele já chegou a diversas cidades do país, passando algumas vezes, até mesmo, pela mão do Papa Francisco.

Por que um panetone de Família?

“Teve um ano que dei para minha sogra. Nós abrimos e rezamos a oração que tinha na caixa, foi um momento muito bonito em família”, comenta Julieide Simões Valderrama, de Araraquara/SP.

A embalagem deste bolo de frutas traz, todos os anos, a imagem da Sagrada Família. Junto vem uma vivência ou uma oração natalina, para que as famílias retornem ao centro da festa celebrada: o nascimento de Jesus.

No ano passado, 2019, um grupo de Mairiporã/SP se reuniu para doar os Materttones a famílias carentes assistidas pela paróquia: “Nós estávamos pensando qual seria nosso gesto concreto para o Natal, quando uma pessoa do grupo ficou sabendo da necessidade dos panetones para as cestas de natal da Igreja. Se comprássemos os Matettones, poderíamos ajudar a Pastoral do Alimento e o Santuário. Nós nos informamos e dividimos a quantia que cada um devia ou podia doar”, conta Clelia Mieko Yokomizo Nakano.

Mas, a escolha deste grupo não foi apenas pelos alimento em si: “Com certeza a embalagem e o cartão fazem a diferença para quem compra e recebe. Talvez seja uma semente que plantamos. O Materttone deixa de ser somente um pão de frutas, traz a mensagem e o significado que muitos esquecem do Natal. Talvez, para muitos, seja o único ou primeiro presépio que pode ser montado com a família, despertando o espírito natalino. A embalagem dá o prazer em receber e ao abrir tem o cartão confirmando que é um presente. Jesus é o presente e deve estar presente na nossa vida”, explica a Clelia.

No Santuário de Atibaia/SP, você encontra o Materttone na ShopAliança.
Para mais informações entre em contato pelo telefone (11) 4414-4219 ou pelo WhatsApp (11) 95059-7169

Por: Karen Bueno

Fonte: Movimento Apostólico de Schoenstatt