Facebook Youtube Instagram
13 de Janeiro, 2021

Assessoras reunidas neste início de ano

Todas as Irmãs de Maria, assessoras no Brasil, estão reunidas

As Irmãs de Maria que atuam como assessoras do Movimento Apostólico de Schoenstatt realizam todos os anos um período de reflexão, estudo e trabalho em conjunto. No Brasil, isso acontece neste início de janeiro nas duas Províncias: na Província Tabor, com sede em Santa Maria/RS, e na Província Schoenstatt-Tabor, com sede em Atibaia/SP.

Veja abaixo como os encontros estão se desenvolvendo simultaneamente:

Em Santa Maria/RS

 

 

Na Província Tabor, as Irmãs estão reunidas presencialmente desde o dia 29 de dezembro e o encontro termina no dia 15 de janeiro. Elas são responsáveis pelos ramos femininos, Campanha da Mãe Peregrina e famílias nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e toda a região nordeste do Brasil.

“Estamos num período de confiança heroica, em todos os sentidos”, diz a Ir. M. Sára Vincensi sobre o momento atual. Diante dos desafios da pandemia e tantos mais, ela explica a linha de trabalho: “Como já temos um novo lema para o Movimento no Brasil, isso é muito importante e esse lema está norteando os trabalhos: ‘Família Tabor, transfigura hoje a realidade!’ Nós gostamos muito deste lema e estamos preparando também uma palestra para ser dada nos encontros que serão, se possível, presenciais, mas se a gente não conseguir, vamos continuar fazendo formação online. Também estamos centradas na celebração de alguns jubileus: 75 anos da chegada do nosso Fundador ao Brasil, do ideal Tabor e do lançamento da pedra fundamental do Santuário de Santa Maria”.

O ideal Tabor, diz a Ir. M. Sára, precisa sempre de novo ser revisitado e aprofundado: “Sempre de novo tem que refrescar a memória dos que já o conhecem, mas também trazer ao conhecimento o que é este ideal Tabor, que é a missão para o Brasil”. Para isso, elas estão trabalhando num material mais aprofundado sobre o tema.

Elas também fizeram, durante esse encontro, uma versão musical do novo lema do Movimento, confira no vídeo:

 

Em Atibaia/SP, porém online

 

 

As Irmãs da Província Schoenstatt-Tabor não estão reunidas presencialmente, mas estão vinculadas por meio de encontros online. Isso acontece porque elas estão espalhadas por regiões distantes e são responsáveis pelos ramos femininos, Campanha da Mãe Peregrina e famílias nas regiões Sudeste, Centro Oeste, Norte e estado do Paraná.

“Este é um encontro mais formativo e está sendo muito bom. É um desafio, mas é muito bom”, comenta a Ir. M. Diná Batista de Souza. Ao todo participam 40 Irmãs assessoras e o encontro se estende de 4 a 15 de janeiro. “As plataformas de comunicação gratuitas nos ajudam e é possível fazer aquilo que é mais necessário, que é o diálogo, o compartilhamento dos conteúdos, isso tudo a gente consegue fazer. Podemos experimentar a responsabilidade das participantes, que estão ali presentes para aquele momento: se organizam, criam um ambiente favorável e há muita participação. Ao mesmo tempo, sentimos a realidade da outra, porque mesmo participando online, a gente sempre comenta o que está acontecendo no outro local. Então, tem muitos pontos positivos. Eu acho que isso mostra, também, essa nossa unidade, apesar da distância”.

Para esse tipo de encontro, foram necessárias algumas adaptações e a flexibilidade de horário. “A pessoa que dá o tema, ela o dá duas vezes ou até mais, para que todas possam participar. E isso exige preparação. Como diz São Paulo, não podemos desanimar, jamais deixar de anunciar a palavra. Precisamos estudar Schoenstatt, nos aprofundarmos, não importa se é todo mundo junto ou separado, a missão tem que ser anunciada. O mundo todo é nosso campo de batalhas, como dizia José Engling, isso vale também para o mundo digital”.

Por: Karen Bueno


Fonte: Movimento Apostólico de Schoenstatt