Fundador da Obra de Schoenstatt nasceu em 16 de novembro de 1885

Ana Cláudia Pereira – Em um dia como hoje, há 137 anos, nascia o Pe. José Kentenich, fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Às 7h da manhã do dia 16 de novembro de 1885, veio à luz o menino Pedro José Kentenich, na pequena aldeia de Gymnich, a sudeste da cidade de Colônia (Alemanha).

Curiosamente, o povoado estava em festa no dia de seu nascimento. Tratava-se da quermesse em comemoração ao Dia do Padroeiro, São Cuniberto, celebrado em 12 de novembro. Indiretamente e sem tomar consciência disso, a aldeia festejava também a vida daquele que seria portador de um grande carisma para a Igreja e para a sociedade. [1]

A partir de pequenos fatos

No Documento de Fundação (18/10/1914), lemos as palavras: “Quantas vezes, na história mundial, as coisas pequenas e insignificantes foram a fonte de coisas grandes e das coisas maiores”. Essa frase é seguida da pergunta: “por que não poderia acontecer o mesmo no nosso caso?”. [2]

Essa afirmação é uma lei em todo o desenvolvimento de Schoenstatt, começando pelo nascimento de seu Fundador em um pequeno povoado.

Deus não criou o mundo para deixá-lo abandonado à própria sorte, mas para sustentá-lo e governá-lo constantemente. Por isso, importa saber ler a vontade divina nos acontecimentos cotidianos, e essa foi uma característica marcante da personalidade do Pe. José Kentenich.

Para mais além

Ordenado sacerdote palotino em 1910, ele foi nomeado Diretor Espiritual dos seminaristas em 1912, e interpretou nisso a atuação da Providência Divina.

No entanto, mais que perceber os acenos de Deus, também soube identificar a contribuição humana necessária para que o querer divino se concretizasse, motivando seus dirigidos na fundação de uma Congregação Mariana.

Tempos depois, leu um artigo sobre as peregrinações realizadas ao Santuário de Pompéia (Itália), a partir da iniciativa do advogado Bartolo Longo. Perguntou-se, então, se a pequena capelinha usada para as reuniões dos congregados marianos também não poderia tornar-se um lugar de graça “para a nossa casa, para toda a província alemã e talvez para ainda mais além” [2].

Hoje, 137 anos após seu nascimento, todos os que visitam o Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt atestam que esse propósito se realizou, a partir da disponibilidade do Pai e Fundador e de todos os que se colocaram como instrumentos para, junto dele, edificar a Obra de Schoenstatt.

Com gratidão, rezemos juntos

Hoje, como a pequena aldeia de Gymnich naquele novembro de 1885, nossos corações estão em festa. Louvamos a Deus pela vida do Pe. José Kentenich e rezamos juntos por sua beatificação:

Deus, nosso Pai! Atende-nos, em nossas intenções, por intercessão do Pe. José Kentenich (pedir a graça). Realiza sinais e milagres, como testemunho de sua santidade. Concede-lhe, em breve, a honra dos altares, a fim de que muitas pessoas encontrem o caminho que conduz a ti.

Por isso, te pedimos, com Maria, nossa Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Referências

[1] SCHLICKMANN, Dorothea M. Os Anos Ocultos: Padre José Kentenich: infância e juventude (1885-1910). Santa Maria: Sociedade Mãe Rainha, 2008. 262 p.

[2] KENTENICH, José. Primeiro Documento de Fundação. 1914. Disponível em: http://www.homensdeschoenstatt.com/uploads/1/5/0/8/15083626/1_documento_de_fundacao_-_18out1914.pdf. Acesso em: 16 nov. 2022.