Rumo aos 50 anos do Santuário de Atibaia, peregrinos iniciam as festividades

Jaqueline Montoya– Após mais de um ano de preparação, é oficial: foi aberto o tríduo jubilar das celebrações dos 50 anos da fundação do Santuário da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP. A noite desta quarta-feira (14/9), festa da Exaltação da Santa Cruz, teve como tema O Melhor do Ouro: pedido de perdão e como momento central uma vivência sobre a lasca da cruz.

Nem a chuva e o frio espantaram os peregrinos, que reunidos ao redor do Santuário acompanharam o início dos festejos. De forma virtual, mais de 600 pessoas assistiram a transmissão, abrilhantando ainda mais a noite de graças.

Jubileu de Ouro: qual presente posso oferecer?

A noite teve como objetivo fazer com que cada participante pudesse pensar sobre qual o seu melhor ouro. Durante momentos de reflexão, cada um pode ofertar ao Pai o reconhecimento de sua pequenez, de suas faltas e pecados e uni-los aos méritos de Jesus que por amor ao Pai se deixou imolar para que todos possam vivenciar toda riqueza do amor misericordioso de Deus.

Cada participante depositou na talha do Capital de Graças o seu melhor presente: o pedido de perdão por todas as vezes que não correspondeu ao chamado do Senhor, que não caminhou na sua presença, que se afastou de Deus e o deixou sozinho carregando a cruz. Como compromisso, cada um também assumiu tomar a lasca da cruz que lhe cabe para acompanhar o Senhor em seu sofrimento e também crescer em amor e desprendimento.

Uma noite de bênçãos

O casal Karen e Evandro Xavier, peregrinos vindos da região do Grande ABC, não sabiam sobre as festividades do Santuário, porém, ao buscarem uma missa se depararam com o tríduo e participaram. “Foi maravilhoso. Deus falou comigo em cada momento, era tudo que eu precisava ouvir hoje”, disse Karen. Evandro completou “viemos conversando no carro sobre muitas coisas e ao participar do tríduo percebemos que Deus apenas confirmou o que havíamos falado”.

Nerita Cristina Fabrício, da cidade de Jarinu/SP, também esteve presente e reforçou “no Santuário sentimos o acolhimento, a calmaria. Nesta vivência sobre a lasca da cruz o que mais me marcou é que sempre temos alguém para dividir nossa cruz, carregar junto”.

O casal Flávio e Cecília Weizenmann, que participam da Equipe Jubilar que vem preparando os festejos, também comentou suas impressões sobre esta noite. “Hoje foi um dia muito especial. Este início do tríduo nos motiva demais para a grande festa. Que continuemos nessa crescente para o grande dia que será o sábado”, mencionou Flávio, enquanto Cecília afirmou “estamos há um ano nos preparando, rezando e nos colocando diante da Mãe. Hoje, neste primeiro dia do tríduo entregamos tudo nas mãos dela. Só podemos agradecer por tudo que ela faz por nós e por nossa família”.

Programação Jubilar

As celebrações do Jubileu de Ouro do Santuário seguem com os seguintes eventos:

2º dia do Tríduo

15/09 – Atitude de Ouro: Gratidão 20h – Padre José Kentenich – portador de um grande carisma para a Igreja.

3º dia do Tríduo

16/09– Caminho de Ouro: Louvor e Adoração – 24 horas com o Santuário. 20h– Noite jovem no Santuário (acampamento, adoração…)

Dia Jubilar

17/09 – Sábado

05h – Alvorada Jubilar.

06h– Missa da Aurora.

10h às 12h – Programação alternativa.

• Documentário Alguém deve ir a frente (auditório pe. Kentenich).
  • Louvor e Adoração ao Santíssimo Sacramento (Capela Casa Provincial).
  • Louvor à Maria – Oração do Terço (Tenda dos Peregrinos).

12h – Caminhada ao Santuário Jubilar.

15h– Solene Santa Missa em Ação de Graças presidida pelo bispo diocesano Dom Sérgio Colombo.

Localizado no km 78 da Rodovia Dom Pedro I, em Atibaia, o Santuário está aberto para visitação todos os dias das 10h às 17h.

Dúvidas ou informações:

Telefone (11) 4414-4217 ou pelo WhatsApp: (11) 95779-3438.

Veja mais fotos

Tríduo Jubilar- 1 Dia