Conheça mais sobre a fundação e o padroeiro de Atibaia/SP
Jaqueline Montoya – Quem nunca participou de um encontro no Santuário da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP? Por sua infraestrutura capaz de acolher muitos peregrinos, este é um dos destinos certos dos schoenstattianos de todo Brasil. Porém, a maioria dos que até aqui se dirigem poucas vezes tem a oportunidade de conhecer a cidade de Atibaia/SP. Hoje iremos saber mais sobre sua fundação e padroeiro: São João Batista.
358 anos de história
Com 145.378[1] habitantes, Atibaia foi fundada em 24 de junho de 1665. De acordo com os registros, pelo local transitavam os bandeirantes que desbravaram o interior de São Paulo em busca de minerais preciosos e índios.
As expedições, em sua grande maioria, partiam de São Paulo com destino a Minas Gerais e, por se tratar de uma longa viagem, Atibaia se tornou uma das paradas dos grupos. Jerônimo de Camargo, um dos bandeirantes da época foi quem fundou uma fazenda de gado e, no ato da colina, construiu uma capela em 24 de junho de 1665. Por se tratar da data em que a Igreja celebra a natividade de João Batista, esta capela foi erguida em sua homenagem. Mais tarde esta se tornou a data de fundação da cidade.
Mesmo com o desenvolvimento da região, é somente em 1864 que o povoado recebe o título de município e, em 1905, o município de São João de Atibaia passa a denominar-se apenas Atibaia. Após a Proclamação da República, a cidade passa por uma etapa de desenvolvimento, com a instalação de redes de água, esgoto e luz elétrica, fundação de escolas, comércios e indústrias, bem como melhorias na infraestrutura viária e de praças.
Matriz São João Batista
A capela construída por Jerônimo de Camargo em 1665 foi ampliada, em 1865 por José Lucas, e mantém-se até hoje nos moldes desta época, com suas enormes paredes de taipa. ‘Marco Zero’ da cidade, a Matriz se destaca até hoje. No altar central, vemos a imagem de seu patrono, São João Batista, bem como a pintura “Batismo de Jesus” (1911), de Benedito Calixto. Ao lado de São João, vê-se a imagem de seus pais: Zacarias e Isabel.
Origens de João Batista
São João Batista é primo de Jesus. É ele quem estremece de alegria no ventre de sua mãe durante a visita de Maria. Nascido 6 meses antes de Jesus, ele é considerado um milagre: pois sua mãe já era de idade quando ficou grávida.
Voz que clama no deserto
João Batista ficou conhecido como o profeta que clamava no deserto, pregando a conversão dos pecados e a vinda do Messias. Ele dizia: “Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo” “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas!”.
Como já descrito, foi João Batista quem batizou Jesus, no Rio Jordão. Porém, por saber que se tratava do Messias, afirmou “Eu é que tenho necessidade de ser batizado por ti e tu vens a mim?” (Mt 3:14)
João também anunciava aos seus “vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo” (Mt 3:11)
Mártir
O santo é também considerado o primeiro mártir da Igreja. Ao denunciar a vida adúltera do rei Herodes, ele se torna inimigo da corte e é decapitado. A Igreja recorda seu martírio em 29 de agosto. Seu exemplo e dedicação ao Reino dos Céus são tão reconhecidos, que o próprio Cristo nos diz “em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.” (Mt 11:11)
[1] IBGE 2021