Solenidade foi presidida por Dom José Lafayette em 1972
Ir. Lucia Maria Menzel/ Ir. M. Mendes/ Juliana Dorigo – O Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, estava em construção quando o então bispo da diocese de Bragança Paulista, Dom José Lafayette Ferreira Álvares, participou da solenidade da bênção da Pedra Fundamental, em 07 de maio de 1972.
De acordo com o Pontifical Romano, a construção de uma nova igreja, é conveniente celebrar um rito, pelo qual se implore a bênção de Deus para levar a bom termo aquela obra e os fiéis sejam advertidos de que o edifício que vai ser construído de pedras será sinal visível daquela Igreja viva ou casa de Deus.
Dentro da Pedra Fundamental se encontra a ata de seu lançamento e o tijolo que foi retirado do fundamento do Santuário de Santa Maria, pois as Irmãs de Maria de Schoenstatt queriam levar as bênçãos do Fundador, o Pe. José Kentenich, para o povo de Atibaia.
A Pedra Angular possui seis faces. Quatro são rústicas e ocultas, significando a singeleza e acerbidade.
Explicação dos símbolos da Pedra Fundamental
Na face da frente vemos:
No fundo a Igreja da Santíssima Trindade, que por ocasião do falecimento do Pe. Kentenich, em 15.09.1968, abrigou-o, pois é o lugar onde o Fundador faleceu. Também chamada Igreja da Adoração, é símbolo que indica a Permanente Presença do nosso Pai e Fundador que a partir deste lugar sagrado opera no seu novo modo de ser.
A coroa lembra da Mãe de Deus e lembra também duas citações de São Paulo:
“Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível.“ (I Cor 9,25)
Ou também da II Carta ao Timóteo:
“Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.“ (II Tm 4,7s)
Também nos recorda que queremos nos empenhar pela “coroa” do Pe. José Kentenich, ou seja, por sua beatificação. A coroa lembra do formato de uma tenda. Em 1947, nosso Fundador presenteou ao Brasil a missão de ser Tabor, lugar onde é bom estar, onde Pedro queria construir tendas. Nós, como Brasil Tabor, queremos proteger, guardar e anunciar a missão do Tabor.
A palavra “Clarifica te” expressa a confiança vitoriosa na Mãe de Deus, que se glorificará em todas as situações.
Na face lateral vemos:
O globo, símbolo de nossa missão universal profetizada pelo Pe. Kentenich:
“Clarifica totum orbem terrarum”, (Clarifica te no mundo inteiro) ditas em Schoenstatt pelo Pe. Kentenich no dia do lançamento da Pedra Fundamental do terceiro Santuário em terras brasileiras (São Paulo, Vila Mariana), no dia 31 de maio de1967.
A Cruz que lembra do Cristo Tabor. Junto às províncias das Irmãs de Maria do Chile e da Argentina formou-se a Assistência da Santíssima Trindade: Argentina – a Província de Deus Pai, Chile – a Província do Espírito Santo, Brasil – Jesus Cristo, o Filho Tabor, a Província Tabor e Schoenstatt-Tabor.
Agora, em sua próxima visita ao Santuário, você pode olhar de perto a Pedra Fundamental e renovar sua confiança na Mãe Deus: Clarifica te!