Retiro da Comunidade de Oração Mariano-Eucarística de Schoenstatt

Ir. M. Ana Paula Ramos Hyppólito– A Comunidade de Oração Mariano-Eucarística de Schoenstatt, realizou o retiro anual nos dias 12 e 13 de novembro, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP. Foram dois dias muito abençoados de reflexão, oração, silêncio, partilha, alegria.

No sábado (12), o Pe. José Fernando Bonini, do Instituo dos Padres de Schoenstatt, nos levou a refletir sobre a vida de oração: iniciando com uma breve explicação sobre a origem da vida contemplativa na Igreja, a seguir, sobre o sentido do silêncio como encontro com o Deus da vida e sobre o nome de Deus (Yahweh).

Ele explicou: a tradução comumente é “Eu sou aquele que sou”. Essa tradução do hebraico para o grego e depois para o latim tem uma influência do pensar grego, que era essencialmente filosófico. O pensar hebraico era muito mais concreto, por isso a tradução mais correta seria: “Eu estou aqui!” Ou seja, Deus é PRESENÇA! Essa frase é “mágica”: Eu estou aqui, estou com você! Assim, como um pai ou mãe diz ao filho que chora: mamãe, papai está aqui! A simples presença (de quem amamos) resolve tantas coisas! Essa frase remete à Encarnação do Verbo: Emanuel! Deus conosco! Ele quis estar presente! Ainda nesta palestra, nos explicou como realizar uma meditação, segundo nos ensina nosso Pai e Fundador, para que possamos cultivar o vínculo profundo e diário com o Deus da vida.

Após a primeira palestra, houve momento para oração silenciosa e depois do almoço, a oração do santo terço. Participantes receberam dois folhetos para ajudá-los em suas reflexões: um eram testemunhos sobre como nosso Pai valorizava e vivenciava a Santa Missa e o outro, uma preparação para a confissão com perguntas para um exame de consciência. Após a segunda palestra, sobre a vida de Aliança com a Mãe e Deus, houve tempo para confissão e a Santa Missa, grande momento de louvor, agradecimento, expiação e súplica. Após o jantar, tivemos adoração ao Santíssimo, culminando com a peregrinação ao Santuário, em que uma senhora selou sua Aliança de Amor com a Mãe e Rainha, e todos os demais que já selaram puderam renovar.

No domingo (13), iniciamos o dia com a oração da manhã e, em seguida, a Santa Missa. Após o café, Ir. M. Vilma Vassoler e Ir. M. Ana Luiza Cerantola falaram sobre a comunhão dos santos e sua relação com a Comunidade de Oração, de forma muito vital. Após o almoço, ainda tivemos adoração ao Santíssimo com a oração do terço na capela da Casa Provincial, descemos em procissão ao Santuário, renovamos a coroação da Rainha dos Corações Orantes e concluímos o encontro queimando os papéis com pedidos, cartinhas para Jesus, escritas na vivência da noite e as contribuições ao Capital de Graças de todos os participantes.

Os retirantes estavam muito concentrados, pontuais e participativos em todas as atividades! Na avaliação do retiro e do encontro, todos unânimes agradeceram e elogiaram as palestras, o conteúdo, os momentos de espiritualidade e o espírito fraterno, de acolhida. Era uma atmosfera muito bonita de oração, mas também de família. Após o encontro, na segunda-feira, o Pe. José Fernando enviou uma mensagem à Ir. M. Ana Luiza, muito impactante:

“Hoje na meditação pude degustar o retiro da Comunidade Mariano-Eucarística de Schoenstatt. Queria agradecer-lhes a oportunidade. […] Pelas confissões pude perceber muito sofrimento na vida das pessoas. É por isso ainda mais louvável e notável saber que ORAM, REZAM, ADORAM. Obrigado às senhoras por tudo o que fazem para acompanhar essas pessoas e animá-las. Transmita tudo isso para as Irmãs adoradoras.”

Agradecemos à nossa querida Mãe e Rainha, ao nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, que estiveram conosco nesses dias abençoados, conduzindo-nos à Santíssima Trindade.

Veja mais fotos

Retiro Comunidade de Oração 12 e 13 de nov. 22