Ir. M. Gislaine Lourenço e Ir. M. Rebeka Makalski– No Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, ao celebrar o primeiro dia 18 deste novo ano, aconteceu algo especial!

Sentimentos de gratidão nos envolveram porque a Mãe de Deus foi convidada por Dom Milton Kenan Junior, bispo da diocese de Barretos/SP, nesta hora de Aliança, como no 18 de outubro de 1914, para tomar posse de seu coração, de seu lar e de sua Diocese, durante a celebração da Eucaristia.

Em seus dias de retiro, no Santuário, aproveitou cada momento de reflexão, meditação, leitura para se aprofundar no significado e importância do Santuário-Lar em sua vida e missão. Assim, ele nos conta de sua vivência:

“Acolher a imagem da Mãe de Deus no Santuário-Lar é para mim fazer a experiência que fez João, o discípulo amado que no momento mais importante da história recebeu de Jesus, Maria como Mãe. “E a partir daquele momento – relata o próprio evangelista – ele a levou para a sua casa. Levar Maria para casa, estabelecer o Santuário-Lar é ter a possibilidade de renovar junto dela cada dia a Aliança de Amor, o compromisso do: “Nada sem mim. Nada sem ti.” Tudo por Jesus, nada sem Maria.

 Foi uma preparação muito simples, mas ao mesmo tempo, muito profunda. Quero agradecer às Irmãs de Maria Ir. M. Diná Souza e Ir. M. Teresila Prates que me acompanharam e também me ofereceram algumas dicas para que eu pudesse compreender o significado do Santuário-Lar!

Nessa preparação, servi-me de alguns textos sobre a importância de nos apropriar do testamento que Jesus faz na Cruz quando nos dá Maria por Mãe. “Eis aí a tua Mãe”! Nos tempos difíceis que vivemos a presença da Mãe nos fortalece e anima.

 Já há algum tempo desejava o Santuário-Lar. Quando li que as graças que a Mãe de Deus nos reserva no seu Santuário, Ela permite que as recebamos nas nossas próprias casas no santuário-Lar aí então o meu desejo cresceu e vejo que a ocasião era propícia para que meu desejo se realizasse, não desperdicei o momento. Na verdade, porém, a Mãe preparou tudo.

Na minha casa tenho a capela com o Santíssimo Sacramento, que para mim não é apenas um espaço “decorativo”; mas ao contrário, é onde me encontro diariamente com o Senhor, na minha oração pessoal, na celebração diária da Eucaristia. Entretanto, o Santuário-Lar não deixa de ter importância porque nele posso fazer a experiência de estar no Santuário e receber as graças que a Mãe promete. Ali junto dela sei que minha vocação e minha missão serão renovadas e sustentadas todos os dias!”

Na realidade felicitadora da presença da Mãe de Deus em seu lar, Dom Milton escolhe como ideal de seu Santuário-Lar: Mãe da misericórdia.  Na confiança ilimitada, entrega aos cuidados maternais de Maria a sua vida e missão episcopal, mas também cada família de sua diocese, para que ela derrame em abundância sua misericórdia.

Manifesta-te, Senhor, manifesta-te Senhora da Misericórdia, em todos os momentos de nossa vida. Nós te pertencemos. Somos teus filhos.

Se você, assim como Dom Milton, quer levar a Mãe de Deus para estabelecer-se em seu lar, entre em contato com o Santuário de Schoenstatt, mais perto de você. Sua vida e a de sua família serão enriquecidas!