Juliana Dorigo– A Presidência Nacional da Família de Schoenstatt do Brasil, se reuniu nos dias 16 a 18 de junho, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, para sua reunião anual. A presidência é constituída pelos superiores da Uniões e Institutos presente no Brasil e se reúne com o Diretor Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Totalizam aproximadamente 13 pessoas, estando presente neste ano 10 representantes. Este órgão é a máxima instância de representação de Schoenstatt num determinado país.

O Pe. Vandemir J. Meister, é presidente da Presidência Nacional e explica sobre o tema que foi abordado. “Além da partilha da vida, desafios de cada Comunidade Oficial; trabalhou com os informes da vida ocorrido no último ano no Movimento Apostólico de Schoenstatt, sendo relatado pelo Diretor Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, Pe. Antônio Bracht e da Secretaria de Pastoral João Luiz Pozzobon. Este ano também se ocupou com a revisão dos Vademecum, um documento que contém estatutos de várias instâncias e orientações gerais para o trabalho apostólico do Movimento de Schoenstatt.”

Qual a importância desse encontro para a Família de Schoenstatt do Brasil?

De acordo com o Pe. Vandemir “a importância deste encontro e impacto para o Movimento de Schoenstatt é significativo. Pois a revisão do Vademecum, que orienta o trabalho, era um desafio que levava alguns anos para ser concluído. Com este encontro, deu-se passos significativos na conclusão deste trabalho, o qual ainda necessitará mais um semestre para estar concluído totalmente.”

Por que este encontro acontece em Atibaia/SP?

Ao final, ele comentou sobre a escolha da Casa de Retiros, no Santuário de Atibaia/SP, como local para o Encontro da Presidência Nacional. “A escolha da Casa de Retiro em Atibaia, é porque ao lado temos um Santuário da Mãe e Rainha que nos acolhe. Todo o trabalho como Família de Schoenstatt, nada seria, sem seu centro que é a Mãe e Rainha. Também o local tem uma localização mais central no Brasil para confluir seus participantes dos distintos lugares.”