Celebração faz memória à vida e legado do Pe. José Kentenich 

Ana Claudia Pereira- As comemorações do Jubileu de 50 anos continuam no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP. Nesta quinta-feira (15/09), aconteceu o segundo dia do Tríduo em preparação para o aniversário deste lugar de graças. O momento, com o tema Atitude de Ouro: gratidão, foi conduzido pelos casais Daniel e Miriam Bueno, e João Caetano e Maria Inês Faro, do Instituto de Famílias de Schoenstatt. 

Neste mesmo dia, no ano de 1968, o Padre José Kentenich, fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, partiu para o céu. Assim, a partir de sua morte, o tríduo recordou que ele é portador de um grande carisma para a Igreja, o que é motivo de gratidão para todos os que entram em contato com sua vida.  

Ir. M. Theomaris Moro, do Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt, participou do segundo dia do Tríduo, em Atibaia/SP. Ela conheceu o Pe. Kentenich pessoalmente e afirma que o momento foi uma oportunidade para recordar a vida do Fundador. “Foi uma experiência inédita, fui muito enriquecida e pude relembrar muita coisa da minha vivência com o Pai e Fundador. Eu o conheci pessoalmente, abri a porta para ele entrar pela primeira vez na nossa casa em Santa Maria/RS”, relembrou ela.

A missão do Santuário: garantir o carisma do Pai Fundador 

O Santuário de Atibaia foi construído quatro anos após a morte do Fundador. Portanto, desde o início, teve a missão de garantir a “permanente presença do Pai”, conduzindo a Deus Pai os peregrinos que o visitam.  

A missão do Santuário também proporciona que os visitantes conheçam a paternidade espiritual do Pe. Kentenich enquanto fundador da Obra de Schoenstatt, e que recebam como herança um de seus maiores legados: a Aliança de Amor com a Mãe Três Vezes Admirável. O Santuário leva ainda à reflexão sobre a importância do pai na família, pois a presença paterna em casa deve ser um “transparente de Deus”, um reflexo de seu amor misericordioso. 

Testemunhos sobre o Pai  

Entre os momentos marcantes deste segundo dia de Tríduo, foram compartilhados testemunhos sobre o Pe. José Kentenich. Miriam Bueno relatou uma experiência que teve ao participar de um encontro da Juventude Feminina (Jufem), em Schoenstatt, na Alemanha, no ano 2000.  

“Em uma das manhãs livres do encontro, passei na capela do Pai Fundador. Escrevi uma carta para ele, e ao final perguntei se eu poderia ser sua filha, se ele me aceitava como filha. Na missa de encerramento do encontro, após a bênção final, um dos padres pegou o microfone e disse: ‘ele pediu para dizer que te aceita como filha’”, conta Miriam. 

Este e os muitos outros testemunhos mostram que o Pe. José Kentenich continua sendo o portador de um grande carisma para a Igreja, capaz de levar todos a Cristo por meio de sua paternidade espiritual. 

Programação Jubilar 

As comemorações do Jubileu de 50 anos do Santuário continuam nesta sexta-feira e sábado (16 e 17/09). Confira abaixo e participe! 

3º dia do Tríduo 

16/09 – Caminho de Ouro: Louvor e Adoração – 24 horas com o Santuário.  

20h – Noite Jovem no Santuário (acampamento, adoração…) 

Dia Jubilar 

17/09 – Sábado 

05h – Alvorada Jubilar. 

06h– Missa da Aurora. 

10h às 12h – Programação alternativa. 

  • Documentário Alguém deve ir a frente (auditório pe. Kentenich). 
  • Louvor e Adoração ao Santíssimo Sacramento (Capela Casa Provincial). 
  • Louvor à Maria – Oração do Terço (Tenda dos Peregrinos). 

12h – Caminhada ao Santuário Jubilar. 

15h – Solene Santa Missa em Ação de Graças presidida pelo bispo diocesano Dom Sérgio Colombo. 

Localizado no km 78 da Rodovia Dom Pedro I, em Atibaia, o Santuário está aberto para visitação todos os dias das 10h às 17h. 

Dúvidas ou informações: 

Telefone (11) 4414-4217 ou pelo WhatsApp: (11) 95779-3438.

Veja mais fotos

Tríduo Jubilar - 2º Dia

Fotos: Pascom – Diocese de Bragança Paulista / Fernanda Panizza