Suba as escadas para encontrar um ouvido sempre atento

A Ir. M. Emilie Engel faz aniversário no dia 6 de fevereiro. Ela foi uma dedicada professora em uma área carente na região do Ruhr. Mais tarde, tornou-se co-fundadora das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Sofreu de tuberculose ao longo da vida, que havia contraído quando era uma jovem professora auxiliando uma família pobre no período da tarde.

Apesar de algumas operações dolorosas para tratar a tuberculose, ela liderou a grande província “Providentia” (Providência) das Irmãs de Maria de Schoenstatt, às vezes com 38 filiais até quase sua morte, em 1955. Através do encontro com o Padre Kentenich e na segurança da Aliança de Amor, ela conseguiu superar os medos de um Deus juiz severo, como lhe foi ensinado na época, e que se desenvolveram no início de sua vida.

Irmã Emilie – um verdadeiro modelo para hoje

Em nosso tempo, uma época em que o ritmo de vida aumentou vinte vezes em relação às décadas anteriores, em que poucos se esforçam para arranjar tempo para os outros, mas em que cresce sempre o desejo de conversa e de partilha, de apoio mútuo e de ser ouvido, pessoas como a Ir. M. Emilie podem ser um verdadeiro modelo.

Ir. Theres-Marie Mayer, que foi designada por sua comunidade para pesquisar sobre Ir. M. Emilie e divulgar seu exemplo de vida, agora mora em Providentia, a casa em Coblença-Metternich (Alemanha), onde Ir. M. Emilie viveu.

Tempo para os outros e um ouvido atento a suas necessidades

Subindo as escadas…

Os que vinham à Casa Providentia primeiro procuravam o caminho para subir as escadas até o quarto da Ir. M. Emilie. Como alguém disse: “não importa no que ela estivesse trabalhando, ela sempre tinha tempo”. Aliás, tempo e ouvidos para as pessoas que vinham até ela. Mesmo semanas depois, ela às vezes perguntava como estava essa ou aquela “coisa”, como havia se desenvolvido. Uma co-irmã conta sobre um de seus últimos encontros com Emilie, quando ela mal conseguia falar: “Suas últimas palavras para mim foram: ‘Eu rezo por você! Sempre! Ouviu?’”

Uma “linha direta” para o alto

A Ir. M. Emilie não apenas tinha ouvidos para as pessoas, mas também levava suas preocupações aos ouvidos de Deus e pediu respostas, relata a Ir. Theres-Marie. “Ela estava completamente convencida de que o poder amoroso de Deus dirige o destino das pessoas e o curso da história do mundo: ‘Deus tem nossas vidas em suas mãos e em seu amor ele arranja tudo para o nosso bem’”, ela costumava dizer aos que lhe eram confiados.”

Considere, ouça, decida

Em uma época como a nossa, em que decisões rápidas são esperadas e muitas vezes tomadas de forma imprudente e apressada, a abordagem de Emilie às decisões pode ser instigante: “Ela não era de tomar decisões rápidas. Primeiro, ela queria ouvir o que Deus estava dizendo a ela. Pesava o que as pessoas lhe disseram, perguntava qual era a vontade de Deus e depois tomava suas decisões”, diz a Ir. Theres-Marie.

Confiança e segurança como antídoto para o medo

Hoje, nestes tempos inquietos e incertos, o medo – alimentado pela constante disponibilidade das redes sociais –, aumenta constantemente como modo de vida. Ir. Emilie sabia que a vida é um risco. Não podemos nos retrair. Com confiança em Deus, que quer o bem de cada um de nós, podemos arriscar, soltar e pular. Ir. Theres-Marie aponta: “aqueles que se entregam podem experimentar o pouso nos braços firmes de Deus. Esta vontade de se envolver em novas circunstâncias, de não querer controlar tudo sozinho, de se arriscar, nos dá uma nova qualidade de vida, como experimentou a Ir. Emilie.”

Dedicada intercessora junto a Deus*

A Ir. M. Emilie quer transmitir isso mesmo depois de sua morte. Ela é uma dedicada intercessora junto a Deus. “Quem se confia a ela e aos seus cuidados” – como Ir. Theres-Marie vivenciou e pôde testemunhar com muitas pessoas – “experimenta sua ajuda, torna-se mais ousado na confiança em Deus, mais resiliente no sofrimento e nas dificuldades e pode dizer sim com mais facilidade aos desígnios de Deus, porque neles reconhece desígnios de amor”. E anuncia: “Deixemos que Ir. Emilie nos pegue pela mão naquela preocupação que atualmente move nossos corações”.

Hoje, a Ir. M. Emilie Engel saúda os visitantes em frente ao seu antigo escritório com uma palavra cuja verdade ela mesma experimentou:

“Muitas vezes o bom Deus é insondável em sua direção e permissão. Mas Ele é o amor, a bondade, e sempre sabe o que é melhor para nossa salvação”. (Tradução da inscrição na parede)

Tradução de: www.schoenstatt.de

Fotos: Ir. Theres-Marie Mayer

*Em maio de 2012, o Papa Bento XVI assinou o decreto que concedeu à Ir. M. Emilie o título de “Venerável”, ou seja, a Igreja reconheceu suas virtudes heroicas e deu-se mais um passo rumo à sua beatificação.

Conheça o Secretariado da Causa de Beatificação de Ir. M. Emilie

Fonte: schoenstatt.org.br