Coração apostólico o desejo de ajudar na evangelização do seu povo

Ir. M. Inácia Bett– Ir. M. Joana d’Arc Nomura nasceu no Japão, numa família budista, em 17 de setembro de 1931. Como jovem universitária, conheceu os padres missionários jesuítas, foi introduzida na fé católica e recebeu o Batismo.

Acendeu-se em seu coração apostólico o desejo de ajudar na evangelização do seu povo. Convidada por esses missionários, foi-lhe oferecida a possibilidade de fazer uma experiência missionária no Brasil. Veio para Assaí/PR, onde vivem muitas famílias japonesas. Ali atuou como missionária, durante algum tempo.

Com o passar dos meses, sentiu a necessidade de aprender nosso idioma, por isso foi para Londrina/PR, ficando aos cuidados das Irmãs de Maria de Schoenstatt, no Colégio Mãe de Deus. Lá viviam outras Irmãs de origem japonesa, com as quais ela podia comunicar-se e fazer-se entender. Estudou português, em nossa escola. No contato com as Irmãs, identificou-se com seus anseios missionários e com sua missão, assim amadureceu nela a decisão de consagrar-se inteiramente a Deus, como Irmã de Maria.

Entrou no Instituto e, após o tempo de preparação, em 6 de maio de 1962, com um grupo de noviças brasileiras, ela recebeu a veste de Irmã de Maria. Como Irmã muito jovem, assumiu a missão de evangelizar os japoneses e nisseis, que viviam aqui no Brasil.

Primeiramente atuou em Santa Maria/RS e Porto Alegre/RS, mas logo depois, sua atuação apostólica centralizou-se, especialmente, em São Paulo e Atibaia/SP onde vivem muitas famílias japonesas e nisseis.

Como em Atibaia, a maioria dos japoneses trabalhava no cultivo de hortaliças, legumes e frutas, ela se dedicava à catequese das crianças e as reunia, normalmente aos domingos, no bairro do Centro. Aos adultos, por vezes ela catequisava, no próprio trabalho, durante a semana. Enquanto eles trabalhavam com as mãos no plantio das hortaliças, ela ia acompanhando, de um a um, transmitindo a doutrina.

Aos domingos, na medida do possível, eles frequentavam a Missa na capela das Irmãs, então presidida por um padre japonês que vinha especialmente de São Paulo para atender a comunidade nipo-brasileira. Nesta ocasião ela os instruía na fé. Assim, muitos de seus compatriotas: crianças, jovens, adultos e idosos receberam a graça do sacramento do Batismo e do Matrimônio.

Ir. M. Joana d’Arc Nomura fez parte do primeiro grupo de Irmãs que veio preparar o caminho para a construção do Santuário em Atibaia.

Ela também fez parte do primeiro grupo de Irmãs que veio preparar o caminho para a construção do Santuário em Atibaia.  Em 30 de agosto de 1998, após muitos anos de missão em nossas terras, data em que a Igreja no Brasil celebrava o dia do Catequista, com apenas 67 anos, Irmã M. Joana d’Arc, acometida por um câncer, devolveu sua alma missionária nas mãos do eterno Deus, o Mestre de infinita Misericórdia.

Ela partiu, mas deixou uma rica herança espiritual de amor, de dedicação incansável e ardor apostólico. As sementes da fé por ela lançadas continuam dando frutos. Sou feliz e imensamente grata ao bom Deus, por termos Irmã M. Joana d’Arc, como Irmã do nosso Curso. Com ela aprendi muito e dela guardo muitas e gratas recordações.