Um dia de reencontros, história e renovação da Aliança de Amor marcou a celebração jubilar da Jufem Brasil.

Izabel Panarini Cordeiro– No dia 18 de outubro de 2025, a Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) celebrou com imensa alegria o Jubileu de 50 anos de sua presença em Atibaia. A comemoração aconteceu no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai em Atibaia/SP e reuniu jovens e mulheres, chamadas de “Sempre-Jufem” de diversas gerações, que se encontraram para agradecer, recordar e renovar o compromisso com a missão mariana confiada à juventude.

O dia festivo teve início com o “Café das Gerações”, um momento de partilha entre representantes das décadas de 1980, 1990, 2000 e 2014. Cada geração trouxe lembranças, objetos e testemunhos marcantes de sua caminhada, relembrando os principais marcos e desafios vividos em seu tempo. O encontro mostrou como o ideal “Lírio do Pai, Tabor para o Mundo” permanece atual e inspirador ao longo das décadas.

À noite, a Santa Missa Jubilar, celebrada pelo Pe. Jorge da Silva, Pároco na Freguesia do Ó, em São Paulo e assistida pelo Diácono Juscelino, foi o ponto alto do dia. A celebração iniciou-se com a entrada solene dos símbolos: as bandeiras do Movimento Apostólico de Schoenstatt, da Juventude Feminina e das Apóstolas Luzentes de Maria, além da coroa RTA, da Mãe Peregrina da Jufem “Rainha da Fidelidade” e de um ramalhete de lírios, representando a pureza e o ideal da Jufem.

Ao final da Santa Missa, toda a Família de Schoenstatt reunida, junto aos peregrinos da Paróquia Cristo Rei que estavam presentes, seguiu em procissão até o Santuário e juntos renovaram a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha, gesto que selou o agradecimento pelos 50 anos de história e o envio para novas conquistas. Em seguida, foram entregues as contribuições ao Capital de Graças, preparados pela Paróquia Cristo Rei, e esses símbolos de amor e sacrifício foram oferecidos e queimados na pira, em um ato de profunda entrega e confiança.

Depois, as jovens receberam a pulseira da RTA, conquista do ano da Juventude Feminina, expressando o desejo de viver com fidelidade e amor o chamado de Maria. O clima de oração e alegria marcou profundamente todos os presentes.

O jubileu dos 50 anos foi, acima de tudo, um testemunho da fidelidade à Mãe e Rainha da Aliança e da força transformadora dela dimana, que continua a gerar vida e esperança nas novas gerações.

Jaqueline Montoya, uma Sempre-Jufem, muito atuante, testemunha: “Participar dos 50 anos da Jufem Atibaia foi um momento extremamente especial: um dia de reviver a história, reencontrar amigas queridas e olhar com gratidão como Deus conduziu a vida do Ramo! Assim como todas relataram em suas partilhas, a Jufem foi parte essencial da minha vida, para me tornar quem sou hoje. Ver que o ideal se mantém vivo em tantos corações foi lindo! Além disso, o cuidado e carinho com que a geração atual preparou cada detalhe — como o canteiro de lírios que cresceu em Atibaia — só nos deu a certeza de que vale a pena lutar e viver pelo ideal ‘Lírio do Pai, Tabor para o Mundo’. Que venham mais 50 anos e muitas vidas transformadas pela Aliança!’”

Veja mais fotos