A Liga Feminina de Schoenstatt (LAFS), de Indaiatuba/SP, viveu um dia de profunda espiritualidade e aprendizado, no último domingo (02/11), no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP. O grupo foi acolhido pela Irmã M. Diná Batista de Souza, assessora regional da Liga, que conduziu o encontro com momentos de formação, oração e vivência comunitária.
Fundada em agosto deste ano, a LAFS de Indaiatuba dá seus primeiros passos na caminhada schoenstattiana. O encontro com a Irmã M. Diná foi uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o Movimento Apostólico de Schoenstatt e compreender melhor a missão própria da Liga Feminina, que busca formar mulheres comprometidas com a Aliança de Amor e com a transformação do mundo a partir da fé.
A programação teve início com uma manhã de formação, dedicada à história e à espiritualidade de Schoenstatt, seguida de um almoço fraterno. À tarde, o grupo realizou um passeio guiado pelo Santuário, visitando os principais espaços de oração e conhecendo mais sobre a história do local, que é fonte de graças para milhares de peregrinos.
Um dos momentos mais significativos foi a entrega do capital de graças, preparado pelas integrantes desde a primeira reunião do grupo, no início de outubro. O gesto, realizado no Santuário, expressou o desejo de cada liguista de unir suas alegrias, sacrifícios e orações à missão da Mãe Três Vezes Admirável.
Durante o encontro, as participantes partilharam suas experiências de fé e os primeiros passos da Liga. Para Evelyn Valle, uma das integrantes mais recentes, o encontro foi um momento de grande significado pessoal. “Eu iniciei há uns três meses essa caminhada, junto com a Flávia, que foi me acolhendo aos pouquinhos. Sou recém-convertida e já me senti cativada logo de início. Este é o meu segundo encontro, e tem sido especial. Esses momentos aqui são muito enriquecedores, porque nos ajudam a entender melhor o que é viver a fé de forma concreta.”
Já Flávia Rizzo, que ajudou a iniciar o grupo em Indaiatuba, expressou a alegria de ver a Liga tomando forma: “Estamos bem no comecinho da caminhada — este é o nosso segundo encontro. Queremos crescer, acolher novos corações e fazer essa caminhada juntas. Quem sabe, em breve, possamos viver também as nossas Alianças de Amor.”
Durante o encontro, a Irmã M. Diná destacou a importância da Liga Feminina dentro do Movimento Apostólico de Schoenstatt: “É um grupo de moças, profissionais que estão no mundo do trabalho, na sociedade, na vida diária, procurando ser cristãs autênticas. É um lado da Igreja que às vezes fica um pouco a desejar, porque há muita dedicação às crianças, aos jovens, às famílias. Mas e esse espaço das mulheres que ainda estão solteiras, mas que já têm muita responsabilidade? Elas também têm que assumir tarefas no mundo, na sociedade, na Igreja, e dar um testemunho cristão. Schoenstatt também vem para isso. Todo cristão é chamado a ser apóstolo. A partir do seu batismo, você é um apóstolo. Então, precisa anunciar e dar testemunho ali onde está, e procurar também uma vida de santidade, adaptada à realidade em que vive, para levar Cristo.”
O encontro foi encerrado com a Santa Missa, marcada pela gratidão e pelo entusiasmo das participantes, que retornaram fortalecidas na fé e animadas para seguir a caminhada. Encantadas com o acolhimento e com a beleza do Santuário, as liguistas já planejam uma nova visita em breve, desejosas de continuar crescendo na espiritualidade de Schoenstatt.



