Foto: Pascom Diocese de Bragança Paulista
Celebração integra as comemorações do centenário da Diocese de Bragança Paulista/SP
No sopro do Espírito Santo, o Santuário da Mãe e Rainha, em Atibaia/SP, tornou-se, neste domingo de Pentecostes (08/06), um solo sagrado de graça e envio missionário. Em um momento histórico, 1.195 jovens e adultos de 28 paróquias da Diocese de Bragança Paulista receberam o Sacramento da Crisma. Segundo os organizadores, mais de 8 mil pessoas participaram da celebração na Tenda dos Peregrinos.
A Santa Missa foi presidida por Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo diocesano, e integrou as festividades do centenário da Diocese. Em sua homilia, Dom Sérgio destacou a beleza da missão que nasce da Crisma: “Somos ungidos para anunciar, fortalecidos para servir, enviados para testemunhar a fé com coragem e amor.”
O bispo enfatizou que ser cristão, hoje, é anunciar as maravilhas de Deus com a linguagem universal do amor: “A primeira palavra do Ressuscitado foi: ‘A paz esteja com vocês’. A paz é dom pleno, que edifica pessoas e comunidades. Pentecostes nos convida a abraçar a todos com esse mesmo amor.”
Foto: Pascom Diocese de Bragança Paulista
Dom Sérgio também recordou que a presença do Ressuscitado traz alegria e esperança, e inspirou-se nas palavras do Papa Francisco para reforçar o chamado à alegria missionária: “Não podemos perder a alegria do Evangelho. Somos chamados a acolher, sentir e testemunhar a presença viva de Cristo no mundo.”
A celebração solene foi organizada pela Pastoral Catequética Diocesana, sob a coordenação do Pe. Edson Magalhães, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itatiba/SP. Idealizado há três anos, o evento teve como propósito fortalecer a unidade das sete Regiões Pastorais da Diocese, que vive o seu Ano Jubilar até o dia 27 de julho de 2025.
A celebração, marcada por momentos de profunda oração e comunhão, uniu gerações em torno do altar, renovando a esperança e reacendendo o ardor missionário no coração da Igreja diocesana.