Nós compartilhamos esse lugar de graças com você!
Para acolher e estar a serviço do peregrino que chega ao Santuário, a Mãe de Deus reuniu em torno de si uma comunidade de mulheres consagradas, que em Schoenstatt encontraram o seu caminho de vida. Trazemos no coração um anseio: ser uma viva imagem de Maria, irradiar a sua presença e por nosso ser e agir conduzir todos ao coração de Deus Pai. Há mais de 50 anos, surgiu aqui a segunda Província brasileira do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt.
Nossa Província Schoenstatt-Tabor, nasceu a partir da primeira Província brasileira, estabelecida em Santa Maria/RS. Guiadas pela fé na condução de Deus que sinalizava a necessidade de expandir Schoenstatt para todo o Brasil, reconhecemos que a Mãe de Deus nos chamava para estabelecer, em Atibaia/SP uma nova sede para nossa comunidade.
Foi um ato de confiança nas palavras do nosso Fundador, o Pe. José Kentenich, que dizia: “se nós nos esforçarmos para colocar à disposição da querida Mãe de Deus, um novo lugar de Aliança (o Santuário), com prazer ela se prontifica a construir tantas casas, quantas nós ou ela precisarmos” (31.05.1967). E seguindo esse conselho, as Irmãs da época primeiro se empenharam para edificar o Santuário, Tabor da Permanente Presença do Pai.
O que surgiu a partir deste ato de fé, contemplamos hoje, após 50 anos: a Mãe de Deus cumpriu a sua parte. Ela nos ajudou a edificar o Centro Schoenstatt-Tabor, um lugar de irradiação da fé e de vida schoenstattiana. Quantas pessoas podem dar testemunho de que suas vidas mudaram aqui no Santuário! Muitas delas redescobriram a alegria e a beleza de ser cristão!
O Schoenstatt-Tabor se amplia
O Fundador de Schoenstatt, Pe. José Kentenich, visitou 10 vezes a nossa Pátria. Em cada uma delas tomou contato com o povo brasileiro, vivenciou sua fé e confiança em Deus e testemunhou seu amor a Maria. Tanto que, em sua última mensagem ao Brasil ele escreve: “O Brasil está à espera da Mãe de Deus”. Com isso, ele despertou nos corações o ímpeto de anunciar a mensagem da Aliança de Amor de Schoenstatt de norte a sul do nosso país.
Foi a partir dessa experiência que ele presenteou à Família de Schoenstatt do Brasil o Ideal de ser Tabor: à semelhança do Tabor bíblico, onde os apóstolos experimentaram a transfiguração de Jesus, nossa pátria deve também se tornar um Tabor, no qual todos possam experimentar as glórias de Maria.
Desde sempre a passagem bíblica do Tabor viveu como uma ideia predileta no coração do Fundador. Já em 1914, no surgimento de Schoenstatt ele propôs aos jovens Congregados selar a Aliança de Amor com Maria e assim, transformar a pequena Capelinha num Santuário de Graças. Era seu desejo que, no Santuário de Schoenstatt, a Mãe de Deus se revelasse com suas glórias de transformação e renovação espiritual.
É assim compreensível que, a primeira Província das Irmãs de Maria no Brasil escolheu como seu ideal ser uma Província Tabor. As Irmãs missionárias que chegaram ao Brasil em 1935, sempre fiéis ao Fundador e seu carisma, se empenharam para que as sementes de Schoenstatt florescessem no solo de nossa pátria, transformando-a em terra santa mariana.
E para realizar essa missão, a Mãe de Deus convocou muitas vocações, tornou florescente a Província Tabor, e ampliou cada vez mais seu campo de atuação. Quando, em 1975 é chegado o momento da constituição da nova Província, mais ao centro do Brasil, nasce então, a Província SCHOENSTATT-TABOR.
O nome e ideal da Província Schoenstatt-Tabor indica o cerne da missão que assumimos e queremos garantir por todos os tempos: a fidelidade às origens da Obra de Schoenstatt na Alemanha e em nossa Pátria.
Inspirar, formar e dar vida…
Ao chegar aqui, você pode contemplar a beleza da natureza, ouvir o canto dos pássaros e percorrer os caminhos que levam até o Santuário para ali, fazer o seu encontro pessoal com a Mãe e Rainha de Schoenstatt.
Junto aos nossos colaboradores preparamos cada espaço e todo o ambiente para que a visita ao Santuário se torne uma hora de graças para os peregrinos. Como no Tabor, quando os apóstolos pediram a Jesus: “Mestre, aqui é bom estar, vamos fazer nossas tendas…”. (Lc 9, 33)
Assim como o peregrino que visita o Santuário experimenta a atuação das três graças de romaria: o abrigo e a transformação espiritual e o envio apostólico, como são formados para levar ao mundo um novo espírito de fé e renovação, nós Irmãs de Maria partimos daqui, para anunciar e levar a mensagem de Schoenstatt para todo o Brasil.
É aqui em Atibaia/SP, na sede da nossa Província Schoenstatt-Tabor, que realizamos nosso itinerário de formação e estudos, a fim de estarmos aptas para a missão apostólica nos diversos setores da Igreja e da sociedade. Nossa tarefa consiste em ajudar a inspirar, formar e dar vida ao Movimento Apostólico de Schoenstatt. Atuamos nos Santuários e Centros de Schoenstatt presentes nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal. Além de apoiar a Campanha da Mãe Peregrina nos estados do Centro-Oeste e Norte do Brasil.
Irmãs formadas nas diferentes áreas, atuam no campo da saúde e nos Centros de Educação Infantil e no Colégio Mãe de Deus, difundindo o sistema pedagógico de Schoenstatt.
Voos de águia, para a esquerda e para a direita…
Ainda na sua última mensagem ao Brasil no ano de 1967, nosso Fundador utiliza a imagem da águia para ilustrar “os novos voos” que ele previa para a Família de Schoenstatt brasileira. Especialmente para as Irmãs de Maria, que vislumbravam o surgimento de sua nova Província. Ele ainda conclui: “algo novo está se criando”.
Hoje, aproximadamente 50 anos desde a fundação de nossa Província Schoenstatt-Tabor, contemplamos o sempre “novo” dom que Deus fez surgir para a Igreja no Brasil. Reconhecemos com alegria e gratidão o triunfo da confiança no poder intercessor da Mãe de Deus. Pois acreditamos: “tudo o que se fez aqui é obra dela!” (JK, Santa Maria, 20.08.1949)
Arde em nosso coração a chama de um ardente amor à missão: queremos continuar a contribuir para a renovação e transformação de nossa Pátria, “até que um dia ela se torne o Tabor de nossa Mãe e Rainha de Schoenstatt”, ardentemente almejado por nosso Fundador.