Foto: Juliana Dorigo
Celebração reúne fiéis, autoridades e comunidades religiosas para agradecer os 50 anos de missão, fidelidade e graças da Província Schoenstatt-Tabor das Irmãs de Maria
Juliana Dorigo– Na tarde da última terça-feira, 10 de junho, o Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, acolheu com alegria jubilar a celebração dos 50 anos da Província Schoenstatt-Tabor das Irmãs de Maria de Schoenstatt. A Santa Missa foi presidida por Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo da Diocese de Bragança Paulista, com a participação dos padres de Schoenstatt, Pe. Gustavo Hana Crespo e Pe. Gabriel Oberle, e dos sacerdotes diocesanos Pe. Diego Braga Buoso, Pe. Giovani da Silva Araújo, Pe. José João de Vilas Boas e Pe. Genildo Gomes da Silva.
A celebração solene reuniu irmãs da comunidade, membros do Movimento Apostólico de Schoenstatt, representantes de diversas regiões, autoridades civis e religiosas. Entre os presentes estavam o vice-prefeito de Atibaia, Alessandro Roncoletta, e o ex-prefeito Emil Ono, que expressaram sua gratidão pela presença e atuação das Irmãs de Maria na vida espiritual e social da cidade. Também marcaram presença representantes da comunidade das Irmãs da Providência e das Filhas de São Camilo, em sinal de comunhão e fraternidade.
Palavras de Esperança e Envio
Dom Sérgio Colombo/ Foto Juliana Dorigo
Em sua homilia, Dom Sérgio destacou o jubileu como um tempo de profunda gratidão, renovação interior e envio missionário. Inspirado pela passagem de Jeremias 29,11 — “Eu bem sei os planos que tenho para vocês…” —, o bispo sublinhou a fidelidade de Deus na história da Província e os frutos da perseverança das irmãs ao longo das décadas. Ao comentar o Evangelho das bodas de Caná, ressaltou que a transformação da água em vinho simboliza a nova aliança de amor e liberdade em Cristo. Maria, protagonista silenciosa e intercessora fiel, foi lembrada como guia segura da missão.
Durante a celebração, Irmã. M. Silvia Regina Formagio superiora provincial, entregou uma mensagem com a bênção apostólica do Papa Leão XIV por esta ocasião, que foi lida por Dom Sérgio durante a celebração.
Entrega do quadro com a bênção apostólica do Papa Leão XIV
Rumo à Fonte: Peregrinação ao Santuário
Ao final da Missa, os participantes seguiram em peregrinação até o Santuário, onde Dom Sérgio conduziu um momento de oração e todos receberam a graça da Indulgência Plenária, concedida ao Santuário neste Ano Santo.
Para Irmã M. Cândida Dias, o momento foi de profunda emoção: “Celebramos 50 anos da nossa Província. Como o bispo disse, é um tempo de muitas graças. Nosso maior desejo é levar as pessoas para Deus, e o jubileu tem esse potencial evangelizador — essa é a nossa missão.”
A juventude também esteve presente e se fez ouvir por meio do testemunho de Júlia Maeda, da Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem): “O Santuário sempre foi meu abrigo. Estar aqui hoje, representando a Jufem neste jubileu, é como viver uma nova primavera da fé.”
Irmã M. Sandra Maieski, destacou o valor do momento: “Celebrar ao lado de quem construiu essa história, neste Ano Santo da Esperança, é um dom inestimável. Vivemos a graça da indulgência plenária e agradecemos à Mãe de Deus por cada maravilha operada ao longo desses 50 anos.”
Unidos em Aliança e Gratidão
Em entrevista, Dom Sérgio expressou sua alegria: “Unimos neste dia o jubileu das Irmãs de Maria com o centenário da nossa Diocese. Tudo é graça, tudo é dom. Que Maria, Mãe da Esperança, nos ajude a permanecer firmes na missão, fiéis à Palavra e atentos ao bem que devemos realizar.”
Uma História Tecida pela Providência
Por fim, Irmã M. Silvia Regina deixou uma mensagem de envio e esperança:
“Há 90 anos, neste mesmo dia, as primeiras irmãs chegaram da Alemanha trazendo a missão de Schoenstatt. Hoje, nós seguimos essa mesma missão com o coração agradecido. Deus nos escolheu, nos chamou e nos envia a revelar, a partir deste Santuário Provincial, a permanente presença do Pai. Uma presença que consola, que sustenta e que nos impulsiona a continuar testemunhando o amor de Cristo e a fidelidade da Mãe Três Vezes Admirável.”
Passado, presente e futuro
O passado, o presente e o futuro da Província também foram recordados em um momento de confraternização. Em uma apresentação simbólica, irmãs representaram cada tempo da história: as origens, a realidade atual e os horizontes para os próximos 50 anos. A Província Schoenstatt-Tabor abrange hoje 12 filiais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal. Ao final da celebração, os participantes se reuniram para um momento de convívio e agradecimento, encerrado com um coffe-break festivo.