A Comunidade de Oração Mariano-Eucarística de Schoenstatt realizou o retiro anual à sombra do Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, de 13 a 15 de outubro, com a participação de aproximadamente 40 pessoas que se dedicam a oração e adoração à Jesus.
O retiro teve início na noite da sexta-feira (13) com a participação de representantes das cidades do Rio de Janeiro /RJ, Niterói/RJ, Nilópolis/RJ, São Gonçalo/RJ, Itaipu/RJ, Araraquara/SP, São Paulo/Capital, Santos/SP, Jundiaí/SP, Bragança Paulista/SP, Suzano/SP, Piracaia/SP e Atibaia/SP.
A programação foi preparada Pelas Irmãs Adoradoras, que acolheram os presentes nestes dias de atmosfera divina. A alegria dos retirantes, ao chegarem, se refletia em seus olhos, em seu rosto! Todos se prepararam espiritualmente para este momento, rezando a oração da Consagração a Nossa Senhora.
Durante o retiro, cada participante pode retirar um papel com trechos da oração de consagração: “meus olhos”, “meus ouvidos”, “minha boca”, “meu coração”, e escrever um propósito no sentido de como viver mais e melhor a consagração à Mãe de Deus e ofertar na Talha do Santuário como contribuição ao Capital de Graças.
No sábado (14), pela manhã, aconteceu a oração da Laudes e assim os adoradores puderam experimentar um pouquinho da vida contemplativa. Em seguida, aconteceu a Santa Missa em honra do Santo Nome de Maria. A primeira palestra foi conduzida pelo Padre Edson Alves Irineu Magalhães, da diocese de Bragança Paulista/SP, com o tema “Como a Aliança de Amor nos ajuda a ter uma profunda vida de oração.”
Dando continuidade a programação do dia, a Ir. M. Vilma Vassoler apresentou a palestra “Como a vida de oração me torna um santo na vida diária”, com um momento de pausa para reflexão pessoal, terminando no Santuário com a oração do Angelus.
À noite, na Capela Custódia Viva, aconteceu a vivência “Com Maria, em adoração a Jesus na Eucaristia”, seguindo em procissão pelos jardins do Santuário com o Santíssimo até o Santuário, cantando e rezando, os participantes permaneceram em adoração por um tempo. Uma atmosfera sagrada de oração, silêncio e encontro com Jesus, encerrando com a bênção do Santíssimo.
No domingo (15), a manhã iniciou com a oração das Laudes no Santuário, seguida da recitação do Terço. Para o último dia do retiro, a programação foi aberta e recebeu ainda os participantes das cidades de Itu/SP, Piracicaba/SP, Jundiaí/SP e Atibaia/SP.
O casal José Antônio e Tereza Padovani motivaram com testemunhos e vivências, falando sobre o Santuário-Lar e como a vida de oração é importante para o casal, para a família e para todos que convivem conosco.
Logo após, aconteceu a Santa Missa que foi presidida pelo Pe. Edson. Em sua homília, o Sacerdote citou exemplos de como a oração salva, diante de perigo ou situação difícil, a oração traz, na hora certa, a luz que dirige os passos de quem necessita. A Divina Providencia é precisa, mas é precisa rezar muito.
O retiro foi encerrado durante a tarde com a adoração à Jesus e a recitação do Terço, cantando e meditando seguindo em peregrinação até o Santuário, para diante da imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, renovar a consagração e ser enviados com as bênçãos de ser apóstolos missionários da oração.
Você pode fazer parte da Comunidade de Oração Mariano-Eucarística de Schoenstatt. Escreva para o e-mail: adoradoras@irmasdemaria.org.br