Neste domingo, 18 de maio, dia em que renovamos a Aliança de Amor com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, o Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, acolheu a Romaria da Diocese de São José dos Campos/SP. Ao todo, aproximadamente 100 ônibus chegaram ao Santuário, trazendo mais de 4.500 peregrinos.
O clima era de festa, oração e entrega, vivido com profunda devoção. A acolhida com as Irmãs de Maria de Schoenstatt, Ir. M. Fabiana de Oliveira e Ir. M. Bruna Sturba Di Renzo foi repleta de animação musical e momentos de oração, com uma homenagem especial aos missionários da Diocese que se dedicam a missão de levar a Mãe Peregrina e seu Filho Jesus ao encontro das famílias em suas comunidades.
Além da catequese, os peregrinos participaram da oração do terço e seguiram em procissão com a imagem da Mãe e Rainha pelos jardins até o Santuário, onde cada um teve o seu momento de oração, entregando a intenção que trazia no coração. À sombra do Santuário, receberam a graça da Indulgência Plenária, concedida no Santuário aos peregrinos durante este Ano Santo da Igreja. Para celebrar o Dia da Aliança de Amor, a queima do Capital de Graças.
No período da tarde, os romeiros participaram da Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida da Santa Missa às 15h, celebrada na Tenda dos Peregrinos.
“Missionária na terra e no céu”
Vinda de Formiga/MG, a missionária da Mãe Peregrina, Maria Lena Souza Terra falou com emoção e alegria sobre a romaria ao Santuário.
“Já são 13 anos seguidos de Romaria. Viemos de noite, chegamos de madrugada, com o coração cheio de esperança. A Mãe Peregrina nos conduz. Nossa cidade foi transformada por esse Movimento. Mesmo com as dificuldades, nada nos impede de seguir: missionária na terra e missionária no céu, eternamente para a glória de Deus.”
Organização com amor e confiança
De São José dos Campos/SP, Ana Cláudia Lopes da Silva, uma das organizadoras da Romaria, relatou a grandiosidade do evento com leveza e gratidão:
“Foram 100 ônibus este ano, 14 só sob minha coordenação. Mas tudo flui porque a Mãe sempre passa na frente. As famílias se animam só de ouvir falar da Romaria. É uma alegria que supera qualquer desafio.”
Homilia: ver Deus no amor vivido
Foto: Thiago Freitas
A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Ricardo de Andrade Leite, que conduziu a assembleia a uma profunda reflexão sobre o amor cristão e a presença de Deus no mundo:
“Amar-vos uns aos outros como Eu vos amei… É assim que reconhecerão que sois meus discípulos. Nós não vimos Jesus fisicamente, mas cremos porque O encontramos pela fé. Mas como as pessoas que não conhecem a Deus podem vê-Lo? Onde está Deus em meio à dor, à guerra, à fome? Será que conseguimos enxergá-Lo nesses cenários difíceis?”
E concluiu:
“A única forma de ver Deus é no amor que partilhamos. O Reino de Deus se torna visível quando alguém estende a mão, quando há compaixão, quando dividimos o pouco que temos. Se somos a Igreja, se somos discípulos, então o mundo precisa ver Deus em nós. A Mãe nos ajuda a sermos esse reflexo de Cristo.”
Ouça a homilia completa:
Viste o Santuário
Localizado no Km 78, da Rodovia Dom Pedro I, em Atibaia/SP, o Santuário está aberto para visitação todos os dias (incluindo finais de semana e feriados) das 07h às 18h. Participe da programação diária do Santuário: Santa Missa de terça a domingo às 07h e às 15h e às segundas-feiras às 07h30. As romarias devem ser agendadas pelo telefone (11) 4414-4217 ou WhatsApp (11) 95779-3438.