Evento reuniu participantes de diversas cidades para momentos de oração, atividades e muita alegria no Santuário de Schoenstatt, em Atibaia/SP.
Mais de 400 crianças e jovens se reuniram à sombra do Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, no último sábado (26), para o Congresso da Campanha da Mãe Peregrina Infantojuvenil, e a tradicional Ginfanto – a Gincana da Campanha da Mãe Peregrina. Participantes de diversas cidades, como Piracicaba/SP, Franca/SP, Limeira/SP, Tremembé/SP, Campo Limpo/SP, Suzano/SP, Salto/SP e Sorocaba/SP, se uniram em momentos de oração, atividades e muita alegria, acompanhados por familiares e catequistas.
O presente jubilar
A programação teve início com uma calorosa acolhida das cidades, oferecida pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt, Ir. M. Marcia Silva, Ir. M. Mariane Galina e Ir. Jéssica Maria Assunção, seguida de uma peregrinação ao Santuário. Um momento especial foi a entrega do presente jubilar, celebrando o 75º aniversário da Campanha da Mãe Peregrina, que ocorrerá em 2025. Cada cidade trouxe uma caixa de presente contendo um espelho, permitindo que as crianças vissem seus próprios reflexos, simbolizando que a presença no Santuário era o verdadeiro presente dedicado à Mãe de Deus.
Para tornar o dia ainda mais especial, os participantes participaram da Santa Missa, presidida pelo Pe. João Renan Paisca Bersan, assessor eclesiástico da Campanha na Diocese de Jundiaí/SP, que falou a partir de corações repletos de fé e gratidão. Em sua homilia, o sacerdote enfatizou Maria como a verdadeira Mãe da esperança.
“É maravilhoso estarmos na Casa da Mãe da Esperança. Esta confiança e esperança nos impulsionam a não apenas esperar, mas a agir em conjunto com Nossa Senhora, fazendo a nossa parte. A Mãe da esperança nos conduz a Jesus. Ser missionário é compartilhar essa esperança com os outros, é falar da Mãe de Deus para amigos e colegas, testemunhando as bênçãos que recebemos de Deus e não guardando apenas para si. A Mãe de Deus é o dom da fé; por isso, devemos partilhar esse amor com todos. Sempre peçam a intercessão da Mãe de Deus, pois vocês estão mais próximos do seu ouvido, e ela sempre escutará.”
Gincana e brincadeiras
A parte da tarde foi dedicada a brincadeiras e atividades da esperada gincana entre as cidades participantes. Nesta edição, Franca/SP sagrou-se campeã, seguida por Piracicaba/SP em 2º lugar e Suzano/SP em 3º. No entanto, mais do que os troféus, a verdadeira recompensa foi a experiência de oração, canto e celebração vivida por todos.
“É gratificante ver a alegria nos olhos das crianças e jovens, reconhecendo seu crescimento e capacidade de superar desafios, sempre buscando forças na nossa Mãe e Rainha.”
Ana Cristina de Mello Moraes, Coordenadora da Campanha em Sorocaba/SP, compartilhou: “Foi nossa primeira vez no Ginfanto. Apesar dos contratempos, as crianças que participaram ficaram entusiasmadas para voltar no próximo ano. O momento mais emocionante foi quando o sino da Capela tocou, e senti a presença da Mãe de forma intensa. As crianças comentaram sobre a homilia e a paz do Santuário. Para elas, a experiência foi transformadora.”
Viviane Helena de Sousa Paula, representante de Suzano/SP, declarou: “Participar do Ginfanto 2024 foi uma renovação para nossa comunidade. Ver nossas crianças e jovens evangelizando e se dedicando com tanto amor foi maravilhoso. A alegria e entusiasmo em estarem juntos no Santuário contagiaram a todos. Estamos gratos pela acolhida e desejamos continuar evangelizando com a Mãe Peregrina de Schoenstatt.”
Semimares Rocha, de Salto/SP, descreveu: “Estar no Santuário durante a Ginfanto foi maravilhoso. Ver as crianças felizes e desenvolvendo uma forte fé na Mãe Rainha foi emocionante. É um novo começo, com novas cidades motivadas. A intenção é essa: participarmos juntos, e as dinâmicas foram muito boas.”
Representantes de Franca/SP, Vinicios Vilas Boas, expressou: “A vitória na Ginfanto 2024 foi resultado do esforço coletivo e do compromisso das catequistas e pais. A peregrinação foi um desafio, mas os momentos vividos no Santuário foram inesquecíveis para todos.” Cleonice Nicolino acrescentou: “Competir vai além de ganhar; trata-se de desafiar-se e crescer. A verdadeira vitória é a satisfação interna de saber que alcançamos nossos objetivos. É gratificante ver a alegria nos olhos das crianças e jovens, reconhecendo seu crescimento e capacidade de superar desafios, sempre buscando forças na nossa Mãe e Rainha.”
Eliane Cristina Costa da Silva, de Campo Limpo/SP comentou: “A Ginfanto foi um grande aprendizado e uma bênção. Superamos desafios para chegar ao Santuário e, desde o início, sentimos o acolhimento da Mãe. A empolgação das crianças em cada prova mostrou a importância de evangelizá-las. A alegria e dedicação de todos nós motivam a continuar essa missão. A Santa Missa foi um momento de profunda gratidão, e o empenho na gincana foi grandioso. Esta foi a primeira de muitas participações. Somos gratos a Deus e à Mãe por essa experiência.”
Juciely Marçal, de Tremembé/SP, comentou: “A Mãe Peregrina está presente na vida das crianças da nossa cidade desde sempre, transformando a vida em comunidade. Elas aguardam ansiosamente pelo Ginfanto, criando expectativa e se preparando para as brincadeiras. O Ginfanto faz parte do calendário das nossas crianças, que anseiam pela visita ao Santuário. A Mãe age na vida delas como fonte de esperança e graças.”
Seguir a missão de Pozzobon
A programação do dia encerrou com a oração do terço com as crianças na Tenda dos Peregrinos. A Ginfanto, promovida pelo Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina, é mais do que uma gincana; com uma pedagogia vibrante, visa preparar crianças e jovens para seguir a missão de João Luiz Pozzobon, incentivando-os a trilhar o caminho do Evangelho sob a proteção da Mãe Três Vezes Admirável.