Ana Mocelin –  Unidas pelo lema “Coroa Viva, tu és a minha esperança!”, cerca de 150 jovens da Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) dos Regionais Missionis e Coração Tabor se reuniram nos dias 7 e 8 de junho para o Encontro Inter-Regional, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP.

O evento teve início com a palestra “História e vida: uma coroa que forjou gerações”, conduzida por Miriam Bueno, Sempre Jufem de Mairiporã/SP, atualmente membro do Instituto de Famílias. Miriam relembrou a origem e a importância da coroa RTA, na vida da Juventude Feminina Internacional, deixando um testemunho marcante sobre sua própria trajetória e renovando o compromisso das participantes de serem coroas vivas da Mãe de Deus.

A coroa RTA foi um presente do Pe. Kentenich à Jufem Alemanha e, posteriormente, toda Jufem Internacional foi agraciada com esta herança. Em 2000, durante uma peregrinação internacional, a coroa foi roubada. O que poderia ser visto como uma perda irreparável tornou-se uma das correntes mais marcantes da Jufem Internacional. Nasceu ali a Geração Coroa Viva. Cada jovem assumiu naquele momento o compromisso de ser uma verdadeira Coroa para Mãe de Deus. Este gesto se eternizou na foto da Coroa RTA formada pelas jovens que participaram do encontro internacional da Jufem no ano 2000.

Pureza, Fidelidade e Nobreza: a missão cotidiana

A partir dos três pilares da coroa RTA (com base nas virtudes correspondentes das siglas em alemão -Reinheit, Treue, Adel – Pureza, Fidelidade e Nobreza), foram realizadas oficinas divididas por faixa etária, promovendo reflexões sobre como viver estes valores no cotidiano. Vitória Araújo, da Jufem Rio de Janeiro, expressou:
“Assumir a pureza, fidelidade e nobreza tornou-se um chamado claro para levar esperança ao mundo. O encontro foi um verdadeiro momento de graças.”

Em uma mesa de testemunhos, quatro Sempre Jufem compartilharam suas experiências: Maria Inês (Mairiporã/SP), Ir. Ana Maria (Atibaia/SP), Jaqueline Montoya (Atibaia/SP) e Natália Madeira (São Bernardo do Campo/SP). Cada uma relatou sua vivência marcante com a coroa RTA em diferentes momentos da história da Jufem, inspirando a nova geração a viver com ardor sua missão.

Emoção e renovação na Coroação

O momento mais simbólico do encontro foi a renovação da entrega da coroa RTA à Mãe de Deus. A jovem Maria Luisa Lima, da Jufem Curitiba/PR, foi escolhida para realizar a coroação “Senti no coração que era mais uma resposta da Mãe dizendo: ‘Este é o seu lugar.’”, relatou emocionada.

No dia seguinte, logo ao amanhecer, as jovens puderam assumir o compromisso de ser parte da Geração Coroa Viva. O ato se concretizou após a decisão pessoal de cada jovem. Simbolicamente, para registrar este compromisso de forma concreta, elas refizeram a foto da Coroa Viva, repetindo o gesto vivido pela Geração de 2000, em sinal de continuidade e fidelidade. O ato realizado ao amanhecer reforçou o sentido de que esta nova geração é a esperança para o futuro da Jufem e da Igreja.

Esperança para o futuro

No domingo, Ir. M. Isabel Machado e Jennifer Prado, da Jufem Caieiras/SP, conduziram o impulso final: “Esperança para o futuro da Igreja!”, chamando as jovens a pensar com ousadia e atuar como verdadeiros “Lírios do Pai, Tabor para o mundo!”

Foi um fim de semana de vínculos profundos, entrega generosa e renovação da missão. Como expressou Vitória Araújo, da Jufem Rio de Janeiro:
“Levo comigo a plena certeza de que pertenço à Mãe de Deus — e que Ela também me pertence.”

Fonte: Movimento Apostólico de Schoenstatt