Caminho Espiritual em preparação ao Jubileu de Ouro do Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai

Pe. Francisco José Lemes Gonçalves– Estamos num itinerário rumo ao Jubileu de Ouro do Tabor da Permanente Presença do Pai; para isso vamos renovar as conquistas dos símbolos presentes no Santuário. Eles não estão ali por acaso ou para ornamentar o ambiente ou ainda para preencher espaços. Eles têm um sentido especial. Neste mês de setembro, olhamos para SÃO MIGUEL ARCANJO e SÃO JOSÉ.

São Miguel foi o titular, o patrono, de nossa capelinha de Schoenstatt e, na “plenitude dos tempos”, na hora da Aliança de Amor, ele dá seu lugar de destaque à Rainha do céu e da terra, a Senhora de Schoenstatt. Ao longo do tempo, ele esteve como que preparando aquele espaço sagrado para que, na hora de Deus, na pessoa do Padre Kentenich, fizesse o convite à Mãe de Deus para ali se estabelecer. Ele permanece ali à esquerda do Trono de Graças da Mãe, como guardião do tabernáculo e nos lembra sempre que não há ninguém “como Deus”. Ali está para defender os filhos de Schoenstatt e os milhares de peregrinos da fúria dos dragões de nosso tempo, como está bem descrito no Livro do Apocalipse, capítulo 12.

Também à esquerda do Santuário está o esposo de Maria, pai de ternura de Jesus, em seu silêncio que muito nos fala! Ali ele está com sua ferramenta pela qual Jesus é conhecido “como filho do carpinteiro”. Está junto a sua esposa, a Mãe da Igreja, e com ela protege a grande família de Deus. Com o mesmo zelo e cuidado pela Sagrada Família, São José cuida da Igreja nestes tempos tão difíceis pelos quais atravessam seus filhos e filhas.

Chama a minha atenção dois verbos muito fortes, tanto na oração dirigida a São Miguel como a que o Papa Francisco compôs para este Ano de São José: a expressão verbal DEFENDEI-NOS! É com esta súplica que queremos, durante todo este mês de setembro, nos dirigir a ambos!