Nossos primeiros 100 anos – As Irmãs de Maria de Schoenstatt iniciam seu ano jubilar

Irmãs de Maria de Schoenstatt  Nós, Irmãs de Maria de Schoenstatt, celebraremos nossos primeiros 100 anos em 1° de outubro de 2026. Sim, temo um século de existência repleto de vida, de bênçãos e de vitórias da Mãe de Deus, desde os humildes começos até o nosso presente. Completar 100 anos, como Instituto Secular internacional, significa ser testemunha de inúmeras histórias que Deus escreveu conosco: Um único dia de comemoração não é suficiente para celebrar toda essa riqueza.

Em 1º de outubro de 2025, abriremos nosso ano jubilar em todo o mundo

Será um ano de recordações, de gratidão e de reflexão sobre como Deus deseja nos guiar nos próximos cem anos. Somos cerca de 1.500 Irmãs de Maria, provenientes de 42 nações.

Retrospectiva: uma história emocionante e repleta de aventuras

Poucos anos após o surgimento do Movimento Apostólico de Schoenstatt, quando cada vez mais mulheres se juntavam a essa nova Obra, o Pe. José Kentenich buscava colaboradoras para atuar em tempo integral a serviço de Schoenstatt. Seu desejo era criar um “Movimento feminino autônomo e independente”, no qual as mulheres “assumissem a liderança”.

Em 1º de outubro de 1926, 18 jovens se colocaram à disposição para essa tarefa. Apesar da incerteza do pós-guerra, elas abandonaram suas profissões e começaram na mais extrema pobreza, mas com o entusiasmo e o idealismo de dar o início a uma comunidade inovadora. Em sua vocação para Schoenstatt como Movimento leigo, elas queriam viver uma vida consagrada a Deus semelhante à das ordens religiosas, mas no ritmo de vida e com a espiritualidade dos leigos. Ainda não havia espaço para esse tipo de comunidade na Igreja e nem havia certeza de que essa aventura teria sucesso.

Mas esse idealismo se espalha rapidamente e, em apenas duas semanas após a fundação, já surge a primeira Filial das Irmãs de Maria fora do lugar Schoenstatt. Em 1928, a comunidade já contava com 110 Irmãs e, um ano depois, elas já eram em 179, organizadas em 25 Filiais. Cinco anos após sua fundação, em 1931, as Irmãs de Maria já atuavam em cerca de 40 locais na Alemanha.

A comunidade existiu por aproximadamente 20 anos sem o reconhecimento canônico, até que, em 1947, o modo de vida dos “institutos seculares” foi reconhecido pelo Papa Pio XII. As Irmãs de Maria de Schoenstatt foram o primeiro Instituto Secular alemão e um dos primeiros em todo o mundo.

 

Mais um capítulo ousado dos primeiros anos

Em 1933, Hitler assume o poder na Alemanha. Com isso, a existência do ainda jovem Movimento Apostólico de Schoenstatt e da comunidade das Irmãs de Maria fica gravemente ameaçada. Pe. Kentenich decide, então, dar o passo ousado de enviar Irmãs missionárias de Schoenstatt para o exterior. As Irmãs, todas jovens, muitas vezes, não tinham a capacitação e a experiência necessárias e a comunidade nem sequer tinha estatutos. Mas, o tempo era curto. Já em dezembro de 1933, as primeiras Irmãs de Maria foram enviadas para a África do Sul, em 1935 outro grupo para o Brasil e, no ano seguinte, em 1936, outros grupos para a Argentina, Chile e Uruguai. Os novos começos exigiram grandes sacrifícios, mas foram muito abençoados: o Movimento Apostólico de Schoenstatt se espalhou pelo globo terrestre.

Olhando para trás, vemos uma série de experiências que exigiram muito da força humana das Irmãs de Maria e, constantemente, fizeram a experiência renovada de que a Aliança de Amor com Maria nos sustenta. Isso nos enche de grande gratidão e esperança no futuro.

Hoje, nosso Instituto está presente em todos os continentes. Temos filiais em 32 países e, a partir delas, atuamos em outras nações.

Ser Maria no maior número possível de lugares e culturas

Pelo encontro com Maria, experimentamos o cristianismo como um projeto de vida no qual as pessoas florescem e os vínculos crescem e se fortalecem, porque o amor de Cristo se irradia nas menores coisas do dia a dia. Como Irmãs da Mãe de Deus – Irmãs de Maria – queremos, como ela, tornar Cristo presente por meio de nosso ser e agir.

Para estar presentes no maior número possível de lugares e culturas, há muita diversidade na aplicação de nosso estilo de vida: o Instituto tem integrantes que vivem sozinhas e outras que mantêm, total ou parcialmente, uma vida comunitária, sob o mesmo teto, há membros que usam trajes de consagradas e outras que atuam em trajes civis. Há Irmãs de Maria atuam sozinhas em diversas profissões e outras que atuam em equipe em obras do próprio Instituto, como escolas, hospitais e instituições sociais.

Mas, temos uma identidade comum nessa diversidade de ações, uma característica especial: ser Maria hoje, não apenas individualmente, mas também no perfil de nossa atuação comum.

A serviço de Schoenstatt

Todo o nosso empenho, como Irmãs de Maria de Schoenstatt, está a serviço da missão de Schoenstatt. Nesse contexto, o objetivo de fundação – o trabalho direto para Schoenstatt – tem um peso especial. Em muitos dos cerca de 200 Santuários de Schoenstatt, em todo o mundo, as Irmãs da nossa comunidade trabalham como inspiradoras; 80 centros de Schoenstatt, com Santuários, estão sob a nossa responsabilidade. Esses centros de espiritualidade são hoje indispensáveis em muitas Igrejas locais. Em vários países, cerca de 250 Irmãs de Maria trabalham em tempo integral para o Movimento Apostólico de Schoenstatt, especialmente para os grupos de jovens, mulheres e famílias e para a Campanha da Mãe Peregrina, por meio da qual Cristo é levado até as periferias da sociedade.

O estilo de liderança de Deus

Como outras comunidades eclesiais, estamos atualmente passando por um processo de transição, porque também sentimos o declínio geral no número de novas vocações. As cerca de 1.500 Irmãs de Maria, que pertencem ao nosso Instituto aqui na terra, são acompanhadas por cerca de 2.200 membros que apoiam nossa missão desde a eternidade. Ao mesmo tempo, há novos começos promissores em vários países, por exemplo, no Quênia, Vietnã e Romênia. Nossa superiora geral, Irmã M. Joanna Buckley, resume:

“No início deste novo século, enfrentamos desafios que exigem toda a nossa força e confiança. Mas, os desafios fazem parte do estilo de liderança de Deus. Ele sempre nos surpreende com novas possibilidades que não tínhamos percebido antes” Ir. M. Joanna Buckley

Por isso, é com alegria que iniciamos nosso Ano Jubilar Centenário e esperamos, como graça especial, a inspiração do Espírito Santo por intercessão da Mãe de Deus. Nosso lema jubilar resume a experiência de nossos primeiros 100 anos e nossa confiança no futuro:

“Maria – luz da nossa esperança”.

 

Nós te convidamos a participar das celebrações

Celebraremos a abertura do ano jubilar, como Família Internacional, no dia 5 de outubro, nas missas das 9 horas (4 horas no Brasil) na Igreja da Adoração, em Schoenstatt e às 10h30min (5h30min no Brasil) na Igreja dos Peregrinos, próximo ao Santuário Original.

A partir de 1º de outubro, iniciaremos em nosso site https://www.s-ms.org/ uma série de publicações de histórias de vida, com o título “Rostos da Esperança”. Todo primeiro dia do mês será publicado em vídeo, a história de uma Irmã de Maria – de diferentes culturas, gerações e profissões. Nesse site, você encontrará também o trailer do jubileu e um calendário, com os eventos jubilares em todo o mundo. Esse calendário será atualizado continuamente.

Desde já, nós te convidamos cordialmente para nossa festa jubilar em Schoenstatt, no dia 3 de outubro de 2026. Reserve a data! Fique de olho em nosso site para saber mais detalhes!

 

Fonte: Movimento Apostólico de Schoenstatt