O Santuário Tabor da permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, acolheu neste domingo (29/09), a romaria de peregrinos da Região Lapa, Santana e da Diocese de Taubaté, reunindo aproximadamente 3.100 pessoas. Os peregrinos foram recebidos com alegria pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt e iniciaram o dia com momentos de oração, catequese e reflexão.
Um dia de fé, oração e celebração
A programação começou às 9h30, com acolhida, catequese, oração do terço e a peregrinação até o Santuário, em gesto de devoção à Mãe e Rainha onde os presentes rezam para receber a indulgência Plenária. À tarde, os participantes participaram da Adoração e Bênção com o Santíssimo.
Como é bom estar na Casa da Mãe
O momento mais esperado da Romaria é a Santa Missa que foi celebrada Pe. Cido Pereira, destacou a alegria de estar no Santuário: “Como é bom estar hoje aqui, na Casa da Mãe, reunidos em torno do Altar para sermos alimentados pela misericórdia desse Deus que tanto nos ama.” Inspirado no Evangelho, o sacerdote lembrou o desafio de colocar Deus em primeiro lugar: “Seguir Jesus não é fácil, porque exige colocar Deus acima de tudo. O Evangelho de Lucas nasceu em meio à perseguição, quando muitos tinham medo de perder bens, família ou até a vida. Mas ele fortaleceu aqueles que, com coragem, diziam: ‘Sou cristão’ e assumiam sua fé.”
Pe. Cido recordou ainda o testemunho de São Carlos Acutis, jovem beato que, com simplicidade e alegria, mostrou que a santidade é possível:
“Para ser santo é preciso ser alegre e se esvaziar, deixar Deus entrar em nosso coração. Carlos Acutis nos ensina que até a internet pode ser usada para evangelizar, se Deus for colocado em primeiro lugar. É preciso refletir: quanto tempo damos a Deus em comparação ao tempo que damos ao celular e às redes sociais?”
O sacerdote convidou todos a uma vida coerente com a fé:
“Deus nos chama a enxergar nas pequenas coisas os grandes tesouros do céu, a servir os irmãos e a viver a santidade no dia a dia. O caminho é simples: colocar Deus em primeiro lugar, viver com alegria e amor, e servir como Jesus nos ensinou.”
Ouça a homilia completa
Depoimentos de fé e gratidão
Jacira do Santos, de Tremembé, comenta que o dia foi dedicado à gratidão. “Hoje o intuito foi agradecer… agradecer muito. Muitas graças recebidas”. Missionária da Mãe Peregrina há 15 anos, Silvia Galvão, comentou: “Sempre que venho aqui é uma bênção. É muito gostoso estar na casa da Mãe. É um momento de renovar a fé e pedir bênçãos para todos.” Sara Caçador, da Paróquia São José de Tremembé, acrescentou: “Estamos na Campanha há 25 anos, e todos os anos venho aqui com muita emoção. Trazer as pessoas para conhecer a Mãe é nossa missão, e ela sempre nos presenteia com graças e bênçãos.”
Um encontro de fé e esperança
A Romaria reafirma a importância do Santuário como espaço de oração, encontro e vivência da espiritualidade mariana. O dia encerrou com sentimento de gratidão, união e expectativa para os próximos encontros, mantendo vivo o compromisso de levar Maria a cada família.